Está procurando uma nova Smart TV para comprar em 2024? Assim como outras marcas chinesas, a TCL tem ampliado sua presença no mercado brasileiro. Se você é fã de futebol, certamente já conhece a marca, já que a TCL é patrocinadora da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Apesar de também fabricar ar condicionados, liquidificadores e caixas de som (todos comercializados no Brasil sob a marca SEMP), a especialidade da TCL são as Smart TVs - concorrendo diretamente com as duas gigantes sul-coreanas, Samsung e LG.
TCL S5400A (2023)
Se você acompanha o mercado de TVs, certamente notou que as marcas têm lançado predominantemente painéis grandes, com 50 polegadas ou mais e resolução 4K. O problema é que nem todo mundo tem espaço (ou grana) para investir nessas telonas. Diante desse cenário, restam duas opções: adquirir um modelo mais antigo, com painel HD, bordas largas e sistema obsoleto, ou ficar sem TV em casa.
É aqui que a TCL S5400A se destaca, preenchendo esse nicho de TVs pequenas que foi deixado de lado no Brasil. Lançada em 2023, esta Smart TV oferece um painel LCD com resolução FULL HD e 60 Hz na taxa de atualização da tela. Especificações básicas, mas as cores são boas, a resolução é suficientemente nítida e as bordas são extremamente finas, dando um aspecto premium à uma das TVs mais baratas que temos no mercado.
No sistema operacional, diferente de outras TVs dessa faixa de preço, não temos Roku TV mas sim o Android TV. Seria bom ver o atualizado Google TV aqui na TCL S5400A, mas já que ela só tem míseros 1GB de memória RAM, provavelmente nem conseguiria rodar o novo sistema. Mesmo assim, o Android TV funciona bem, com acesso a todos aplicativos de streaming populares, como Netflix, Prime Video, MAX, Globoplay, dentre outros. Também temos acesso aos canais gratuitos da TCL, mesmo nesse modelo mais barato.
No geral, a TCL S5400A se destaca como a melhor opção de Smart TV básica para comprar hoje, especialmente no tamanho de 32 polegadas. No entanto, antes de tomar uma decisão de compra, continue a leitura deste artigo e confira a próxima TV desta lista, a TCL P635. Esta pode ser adquirida em 43 polegadas, competindo diretamente com a S5400A. Se ambas estiverem próximas em preço, saiba que a P635 é superior em todos os aspectos. De qualquer forma, você pode comparar as duas clicando aqui.
TCL P635 (2022)
Chegamos a uma das Smart TVs mais vendidas no Brasil nos últimos 12 meses: a TCL P635, com painel LCD, resolução 4K e taxa de atualização de tela de 60 Hz.
O que mais impressiona na P635 é o custo-benefício: a TCL consegue oferecer uma TV tão boa quanto a concorrência, por um preço extremamente competitivo. No quesito sistema operacional, notamos que a P635 com Google TV funciona de forma mais fluída que TVs de entrada da Samsung e LG. O Google TV não é menos completo, mas sim mais optimizado para funcionar em TVs básicas, com hardware mais simples.
Outro aspecto onde a P635 supera a concorrência é no som - ainda temos 2 falantes de 10W, mas o posicionamento deles na parte inferior da TV resulta num som mais encorpado. Claro que não é melhor que uma Soundbar, mas está longe de ser aquele som de rádio a pilha que estamos acostumados a ouvir em grande parte das TVs.
A TCL P635 é uma forte concorrente para a melhor TV 4K de entrada para comprar hoje. Ela compete diretamente contra outros dois modelos, a CU7700 da Samsung e a LG UR87. Clique aqui para comparar as três.
TCL C645 (2023)
Subindo pouco o preço, a TCL oferece uma TV bem superior. Trata-se da C645, com painel QLED, resolução 4K e incríveis 60Hz na taxa de atualização (120Hz simulado).
Ainda não tivemos a oportunidade de analisar essa TV aqui no site, mas tem tudo para ser um dos paineis com melhor custo benefício atualmente no mercado brasileiro, principalmente para quem gosta de jogar.
Caso você esteja procurando uma Smart TV para jogar em seu console de última geração ou PC gamer, a C645 oferece vários recursos gamers que geralmente são encontrados só em TVs mais caras, como o suporte a barra gamer da Google TV, permitindo que você configure recursos como ALLM (modo de baixa latência), perfis de cores HDR em jogos e VRR (taxa de atualização variável).
Outro ponto positivo é a qualidade de imagem: Temos aqui um painel LCD QLED. São aqueles mesmos "quantum dots" que vemos nas TVs topo de linha da Samsung e LG. O "QLED" no nome da TV significa que existe uma fina camada de pontos quânticos coloridos entre o backlight e os cristais de LCD, realçando as cores da imagem e aumentando o contraste. Essa tecnologia QLED não é nenhuma novidade - já analisamos diversas TVs com pontos quânticos aqui no site, mas é bom ver esses avanços aparecendo em paineis com preços mais baixos.
No quesito alcance dinâmico, a TCL C645 tem tanto o Dolby Vision (favorito da LG) quanto o HDR10+ (favorito da Samsung), ou seja, tem suporte para os dois melhores formatos de HDR do mercado, garantindo que você sempre tenha a melhor imagem em todos os conteúdos HDR, independente do serviço de streaming.
Mas não se engane com a taxa de atualização anunciada de 120 Hz - trata-se de um painel de 60 Hz que simula artificialemente o 120 Hz através de DLG. Assim que a TV chegar em nosso estúdio testaremos essa e outras funções da C645.
A TCL C645 compete diretamente com a Samsung Q60C e LG Nanocell77. Clique aqui para comparar as três.
TCL C845 (2023)
No topo do topo, temos as Mini LED da TCL. Enquanto outras marcas oferecem modelos com paineis do tipo OLED, no Brasil, a TCL optou por lançar as suas melhores TVs ainda com painel LCD. O lado positivo disso é que a marca direciona 100% de seus esforços em uma tecnologia só, extraindo o máximo de qualidade possível de seus painéis LCD. Nesse terreno, a TCL consegue competir diretamente com opções Mini LED da Samsung e LG.
Mas qual a diferença de uma tela Mini LED LCD e um LCD comum? Em telas LCD convencionais, existem grandes LEDs branco no fundo da TV, emitindo luz nos cristais LCD. Essa luz passa por vários filtros até resultar na imagem que vemos. Já que esses grandes LEDs brancos estão sempre ligados - até mesmo quando os pixels estão tentando transmitir uma tela preta, não temos como escapar daquele efeito de "TV ligada".
É aí que entra o Mini LED. Ao invés da luz de fundo ser formada por grandes LEDs brancos, a luz de fundo é dividida em centenas de zonas de iluminação que acendem e apagam individualmente, proporcionando um contraste muito maior, pois a TV consegue "apagar" partes da imagem que estão transmitindo a cor preta.
Quanto maior o número de zonas de iluminação, melhor a qualidade do painel Mini LED. No caso da C845 de 65 polegadas, temos 576 zonas de iluminação. No modelo de 75 polegadas esse número aumenta, são 720 zonas de iluminação.
O áudio, muitas vezes deixado de lado por outras marcas, recebe atenção especial da TCL. Através de uma parceria com a Onkyo, a C845 apresenta um sistema de som respeitável, com 2.1 canais e um Woofer, totalizando 40W de potência sonora de alta qualidade.
Outro diferencial é o brilho: a C845 oferece 2000 nits em pico de brilho - juntando isso ao suporte ao HDR10+ ou Dolby Vision e temos um enorme potencial de alcance dinâmico.
A TCL C845 compete com a Samsung QN90C e a QNED da LG. Compare as três clicando aqui.