O mercado nacional de smartwatches talvez não tenha chegado ao fim de 2019 na posição em que imaginávamos há alguns anos, quando diversas fabricantes lançaram os seus primeiros modelos por aqui. De qualquer forma, existem boas opções para se comprar no Brasil, que servem como companheiras úteis dos smartphones no dia a dia.
Combinemos que o Apple Watch não figurará entre as indicações, por dois motivos: primeiramente, é um produto que dispensa apresentação por ser o principal expoente da categoria. Em segundo lugar, ele funciona de forma apropriada apenas em conjunto com iPhones, o que limita o público-alvo. Portanto, trata-se de um belo smartwatch, mas abrirei espaço para opções que possam não ser conhecidas.
Os melhores smartwatches de 2019
A lista abaixo considerou não só o que existe de melhor em termos técnicos, mas também o que é mais apropriado para diferentes perfis e bolsos. Além disso, priorizaram-se os modelos que, quando importados, podem ser conseguidos com facilidade em nosso território.
A melhor opção: Samsung Galaxy Watch Active 2
- CPU: Samsung Exynos 9110 (10 nm)
- GPU: Mali-T720
- Armazenamento: 4GB 1.5GB RAM
- Dimensões: 44 x 44 x 10.9 mm
- Peso: 42g
- Resistência a água: IP68
- Tipo: Super AMOLED
- Tamanho: 1.4
- Resolução: 360×360
- Proteção: Corning Gorilla Glass DX+
- Bateria: 340
- Carregador: Wireless charging
- Redes de dados: GSM, HSPA e LTE
- Wi-fi: Wi-Fi 802.11 b/g/n
- Bluetooth: 5.0
- GPS: GLONASS, GALILEO, BDS e A-GPS
- NFC: Sim
- SIM Card: eSIM
- Sensores: Acelerômetro, Giroscópio, Barômetro e Batimentos cardíacos
Galaxy Watch Active 2 - Veja aqui a ficha técnica completa
A Samsung amadureceu por algum tempo antes de lançar relógios bons como o Active 2. Trata-se de uma peça bonita, com design redondo, tela Super AMOLED e GPS integrado. O sistema é o Tizen, proprietário dos coreanos. Se ele não traz uma explosão de apps pra download, ao menos já engloba uma gama considerável de possibilidades, que dificilmente deixaria usuários casuais a ver navios. Entre os apps, um dos meus destaques é o Spotify, que figura em versão completa, capaz de baixar playlists direto para a memória do relógio, que, em conjunto com fones bluetooth, dispensa smartphones para que se ouça um bom som. Por fim, toda a operação da peça é intuitiva, por se combinarem a touchscreen com o giro de um anel sensível ao toque em volta da tela, uma grande ideia da fabricante.
Custo x benefício com valor mais alto: Amazfit Stratos
- CPU: Dual-Core
- GPU: 3D GPU
- Armazenamento: 4GB
- Dimensões: 25,4 x 51 x 15 mm
- Peso: 68g
- Resistência a água: IP68
- Tipo: LCD
- Tamanho: 1.34
- Resolução: 320×300
- Proteção: Corning Gorilla Glass 3
- Bateria: 290 mAh
- Wi-fi: Wi-Fi 802.11, b/g
- Bluetooth: 4.0
- GPS: GPS (sim) e GLONASS
- NFC: Não
- Sensores: Acelerômetro, Batimentos cardíacos e Giroscópio
Amazfit Stratos - Veja aqui a ficha técnica completa
É um relógio robusto por fora e por dentro. A construção utiliza materiais sofisticados e tem um ar de "tanque de guerra" sem perder o estilo. Por dentro, roda um sistema muito ajustado feito pela Amazfit, empresa parceira da Xiaomi. Apesar de ter menos funcionalidades que o Watch Active 2, ainda entrega a capacidade de tocar, via bluetooth, arquivos MP3 copiados para a sua memória. Traz uma tela com tecnologia curiosa: apesar de não ser tão vibrante quanto uma Super AMOLED, ela fica ainda mais visível quando vista sob luz solar, o que é ótimo para atividades físicas ao ar livre. No Brasil, temos apenas o seu antecessor, o Amazfit Pace, lançado oficialmente. Mas o Stratos pode ser achado com facilidade em importadoras.
Custo x benefício com valor mais baixo: Amazfit Bip
- CPU: Mediatek
- Peso: 32g
- Resistência a água: IP68
- Tipo: Transflective color display
- Tamanho: 1.28
- Resolução: 176x176
- Proteção: Corning Gorilla Glass 3
- Bateria: 190 mAh
- Carregador: Carregador com fio
- Bluetooth: 4.0
- GPS: GPS (sim) e GLONASS
- Sensores: Acelerômetro, Batimentos cardíacos e Barômetro
Amazfit Bip - Veja aqui a ficha técnica completa
Disponível inicialmente apenas via importação, foi trazido pela Xiaomi ao país de forma oficial. É um relógio de plástico com visual simpático e tela colorida com a mesma tecnologia do Stratos: sob o sol, a imagem fica ainda mais destacada. Possui GPS e suporta até mudança das watchfaces, mas não tem memória interna para cópia de músicas. É um item leve e confortável, que não deve incomodar os que não têm costume de usar relógio. Uma opção garantida para os que querem pagar pouco mas, ainda assim, aproveitar um bocado do que oferece o mundo smart.
Opção baratinha: BlitzWolf BW-HL1
Preço: Em torno de 200 reais.
Numa análise em vídeo que fiz recentemente, chamei o HL1 de smartband em formato de smartwatch, devido a sua simplicidade. Ele não possui tela sensível ao toque e sua operação é toda feita através de uma região sensível abaixo do display: tocou, é exibida a próxima tela, segurou, é feita a seleção. Apesar disso, a funcionalidade que buscam usuários básicos está aqui. Ele mostra notificações de apps, conta passos e deslocamento, tempo de sono, batimentos cardíacos e até nível de oxigenação do sangue. Também é bonito, com tela colorida e construção competente à Apple Watch - relógios são peças de moda e a aparência importa, certo? Para quem quer gastar muito pouco e adentrar na moda, é uma escolha a se considerar. Como a BlitzWolf não tem participação oficial por aqui, a forma de adquiri-lo é mesmo no Mercado Livre ou em importadoras.
Menções honrosas: Galaxy Watch Active e Amazfit Verge
Em listas assim, muita coisa boa é deixada de fora. Por isso, para contemplar mais algumas alternativas, menciono esses dois. O primeiro Galaxy Watch Active caiu muito de preço, e pode ser encontrado no Brasil pela metade (ou menos) do valor de seu sucessor. Continua sendo um relógio muito bom, também tem Spotify embutido, embora perca o anel sensível ao toque para operação. Já o Amazfit Verge é mais uma opção chinesa que, embora não tenha chegado oficialmente, sempre figura em nossas lojas online. Possui uma bonita tela, funcionalidades de áudio e bateria bastante boa.
E você? Que menção faria e por que? Deixe sua mensagem nos comentários para expandir as possibilidades por aqui!