Smartbands são um alvo atraente para quem deseja entrar no mundo dos gadgets "vestíveis" por serem discretas, entregarem funções úteis e, principalmente, pelo custo relativamente baixo. Seja para monitorar os tempos de sono, exercícios físicos e batimentos cardíacos, para notificações de apps ou mesmo para acompanhar as horas em um item da moda, há alguns anos elas vêm sendo um produto cada vez mais evidente no interesse dos brasileiros. No fim de 2019, temos por aqui algumas opções interessantes.
As melhores smartbands de 2019
Hoje apresentarei as melhores smartbands para se adquirir no Brasil neste momento. Serão priorizadas as opções vendidas oficialmente em nosso território e, quando isso não ocorrer, aquelas que podem ser adquiridas com maior facilidade em lojas importadoras. Com uma ou outra diferença de funcionalidade, todas elas deverão funcionar sem problemas em iPhones ou no Android. Vamos a elas.
A melhor opção: Xiaomi Mi Band 4
Esta indicação se baseia na premissa de que smartbands precisam entregar, além de capacidades técnicas, um boa relação custo x benefício a quem vai comprá-las. Quando muito caras, elas podem se aproximar dos mais capazes smartwatches e tirar um pouco do sentido da aquisição. E esse é exatamente o perfil da Mi Band 4, a famosa pulseira da Xiaomi. Não deve ser o modelo mais poderoso, mas tem bom design, ótima bateria, tela colorida, um número satisfatório de funcionalidades e precisão razoável no monitoramento dos treinos. Ainda é um item que custa bem menos que a média de famosas marcas ocidentais.
- Resistência a água: IP68
- Tipo: OLED
- Tamanho: 0.95
- Resolução: 120x240
- Bateria: 135 mAh
Xiaomi Mi Band 4 - Veja aqui a ficha técnica completa
Não é por acaso que a peça faz sucesso no Brasil e no exterior, tendo sido recentemente trazida ao nosso país de forma oficial pela Xiaomi. Essa popularidade da Mi Band 4, diga-se, carrega importantes ganhos indiretos: por exemplo, é fácil achar pulseiras de borracha substitutas por aí, algo bacana para quem quer investir no fator estilo; além disso, existe uma comunidade atuante que cria aplicativos e novas watchfaces (a arte da tela inicial) para o modelo.
Uma alternativa à altura: Huawei Honor Band 5
A Honor Band 5 não é tão conhecida pelas bandas de cá, mas é um produto de igual competência, feito por outra gigante chinesa. Entre seus trunfos, destaco a bonita tela colorida com brilho bastante alto, que facilita a visualização sob o sol. Além disso, em meus testes (e nos de outros profissionais), ela se mostrou precisa na medição de diferentes atividades físicas e dos tempos de sono.
- Dimensões: 43 x 17.2 x 11.5mm
- Peso: 22g
- Resistência a água: IP68
- Tipo: AMOLED
- Tamanho: 0.95
- Resolução: 120x240
- Bateria: 100 mAh
- Bluetooth: 4.2
Honor Band 5 - Veja aqui a ficha técnica completa
A autonomia da bateria é aceitável, entre uma e duas semanas, mas o que pode pesar contra ela de verdade é a falta de um lançamento oficial no Brasil, que torna mais escassos serviços de reparo. Quem optar pela Band 5, entretanto, deve ter ótima experiência. Nosso review dela pode ser assistido aqui.
Bom desempenho e marca tradicional: Samsung Galaxy Fit
A Samsung levou um certo tempo até entrar de vez neste nicho, mas chegou com uma boa opção: a Galaxy Fit. É uma pulseira bonita e muito bem executada, com ótima tela e monitoramento de nada mais, nada menos que 90 tipos de atividade física. Claro, também faz tudo aquilo que dita o padrão da categoria: medição de sono, notificações, batimentos cardíacos e afins. Uma função interessante da Galaxy Fit é possibilidade de se enviarem respostas a notificações de certos apps de mensagens.
- CPU: MCU Cortex M33F
- Armazenamento: 32 MB
- Dimensões: 45.1 x 18.3 mm
- Peso: 23 g
- Resistência a água: 5 atm
- Tipo: AMOLED
- Tamanho: 0.95
- Resolução: 120x240
- Bateria: 120 mAh
- Bluetooth: 5.0
- Sensores: Acelerômetro, Giroscópio e Batimentos cardíacos
Samsung Galaxy Fit - Veja aqui a ficha técnica completa
Isso ocorre através de mensagens pré-prontas, que, apesar de serem limitadas, constituem uma vantagem sobre várias outras concorrentes, que apenas exibem as notificações, sem possibilidade de interação. Em minha opinião, seus pontos fracos são a bateria, suficiente para cerca de uma semana, e o preço: no Brasil, em torno de 500 reais; lá fora, por volta de 100 dólares, contra os cerca de 40 pedidos por uma Mi Band 4.
Bônus - Para esbanjar: Samsung Gear Fit 2 Pro
Esta recomendação entra como um extra porque, na casa dos 700 reais, a Gear Fit 2 Pro da Samsung fica no limite entre um smartwatch mais barato e uma smartband bem cara. Em funcionalidade, está dois passos acima das bands comuns, já que possui GPS integrado e acesso à mesma loja de aplicativos dos robustos Galaxy Watches. Entre as capacidades bacanas, eu não poderia deixar de citar a possibilidade de se usar o Spotify direto no pulso, com download de músicas para serem ouvidas offline. E os adicionais também vêm nos detalhes: por exemplo, existem diferentes padrões de vibração para notificar o usuário de ocorrências pré-configuradas. A Fit 2 Pro, tecnicamente, pode ser identificada como um smartwatch, mas têm um formato à smartband que atenderá quem prefere esse tipo de design e não abre mão de um dispositivo parrudo.
É bom frisar que, no mercado norte-americano, existem marcas importantes atuando no ramo das smartbands, como a Fitbit, que não deram as caras por aqui. Como já frisado, esta lista focou em modelos que podem ser conseguidos mais facilmente no Brasil, mas, se você gosta de algum exemplar que não consta na lista, fique à vontade para compartilhar com a gente nos comentários.