A Doogee, marca chinesa já bem conhecida no mercado de celulares robustos, nos enviou o D11, smartwatch que parte do mesmo princípio de ser bruto, resistente e nada delicado. Testamos o relógio inteligente por alguns dias, comprovamos sua rusticidade e experimentamos suas principais funções, desde boa autonomia de bateria, sensores de monitoramento e até suporte para chamadas telefônicas direto dele.
Sem tempo, irmão! Pegue um atalho:
Doogee D11: o que vem na caixa?
- Relógio Doogee D11
- Pulseira de silicone adicional
- Cabo magnético para carregamento
- Manual de instruções
Principais especificações do Doogee D11
- Resistência a água: IP68
- Tipo: IPS TFT
- Tamanho: 1.32
- Resolução: 360×360
- Carregador: Carregador com fio e Magnético
- Wi-fi: Não
- Bluetooth: BLE e 5.2
- GPS: Não
- NFC: (china)
- SIM Card: Não
- Sensores: SpO2, Acelerômetro, Giroscópio, Proximidade e Batimentos cardíacos
Doogee D11 - Veja aqui a ficha técnica completa
Design arrojado
Logo de cara você percebe que a proposta do Doogee D11 não é ser um relógio discreto. Muito pelo contrário. Seu tamanho é maior do que outros relógios que já testamos por aqui, mas não necessariamente tem uma tela maior, mantendo o padrão de 1,32 polegadas.
O grande diferencial é que ele possui um display redondo, embora seu formato seja quadrado. Por causa disso, ele tem bordas bem protuberantes, especialmente na área externa do vidro. O modelo que recebemos vem na cor preta e tem um discreto anel dourado em torno da tela.
Todo o relógio em si é feito em plástico, justamente para baratear o preço final, e suas pulseiras medem o padrão de 22 mm. As pulseiras são feitas em silicone e além da que já vem instalada no relógio, a fabricante envia uma adicional, geralmente na cor preta. Nós ainda recebemos uma cortesia da fabricante que enviou uma pulseira vermelha e laranja que oferece um visual mais clássico e social, mas já aviso que ele não vem na caixa normalmente.
Por fim, vale destacar a presença da coroa giratória na lateral, o que facilita muito na navegação dentro do menu, troca de mostradores e escolha do esporte desejado. Para quem está acostumado com relógios que possuem uma tela AMOLED, pode sentir uma certa dificuldade em operar entre as funções do Doogee D11, já que ele possui uma tela IPS LCD. Por isso, a coroa giratória é bem útil nesse caso.
Pontos positivos 👍
Dá pra atender e ligar direto do relógio
O Doogee D11 conta com a tecnologia Bluetooth 5.2. Quando conectado ao seu smartphone, ele oferece acesso às funções mais comuns, como notificações de mensagens, envio das informações de sono, frequência cardíaca e contagem dos passos para o aplicativo Glory Fit instalado no seu celular, dentre outras coisas. Mas o grande destaque desse relógio é que ele permite que você realize ou atenda ligações direto dele.
O D11 possui um alto-falante e um microfone embutido que pode ser usado para ouvir a pessoa do outro lado da linha, bem como para a pessoa conseguir te ouvir. Mas vale lembrar que para esse recurso funcionar, ele precisa estar pareado com seu celular, diferente de outros relógios mais caros do mercado que podem ser usados como um "mini celular" com seu próprio chip de operadora.
Você consegue importar até 100 contatos da sua lista telefônica do celular para conseguir ligar diretamente do relógio, mas também é possível abrir o teclado e digitar o número direto dele. Não funciona com chamadas de voz em outros aplicativos, como Telegram, Viber e WhatsApp.
Muitas funções extras
Geralmente, o que a gente espera de um relógio inteligente é que ele seja capaz de contar os passos que damos durante o dia, monitore nossos sinais de frequência cardíaca, oxigenação do sangue e assim por diante. Tudo que vai além disso você encontra apenas em modelos mais caros do mercado.
Entretanto, apesar de estar na categoria dos baratinhos, o Doogee D11 oferece muitas funções extras. Gostaria de destacar três delas:
- Calculadora: dispensa apresentações e é muito útil para quem precisa fazer uma continha rápida, especialmente quando está na rua, como na fila do banco ou nos corredores de um supermercado;
- Assistente de Voz: quando conectado ao seu celular, o relógio pode acionar o seu assistente de voz, como Google Assistente, a Siri ou até a Alexa, se você fizer a devida configuração. Esse recurso é muito útil para quem quer uma experiência mais ampla com dispositivos inteligentes;
- Jogos: o D11 é o primeiro relógio baratinho que a gente testa a que oferece jogos. É claro que não é nenhum Cyberpunk 2077, mas para quem está numa sala de espera ou quer passa o tempo, pode contar com dois jogos: um tipo de Flappy Bird e outro puzzle de números.
Bateria satisfatória
Uma coisa que eu prezo bastante em um relógio inteligente é autonomia de bateria. Para quem gosta de ficar com o relógio o tempo todo no pulso, pode achar muito ruim ter que recarregar a bateria a cada dois dias, por exemplo.
No caso do Doogee D11, ele fica dentro do mínimo exigido. A fabricante promete até 7 dias de bateria em um uso normal e foi exatamente isso que eu consegui. Ele não chegou a completar exatamente uma semana de uso, já que no sétimo dia ele "morreu" por volta das 7h00 da manhã, mas já oferece uma experiência bem satisfatória nesse quesito.
Pontos negativos 👎
Faltou uma tela AMOLED
Com tantos recursos adicionais, eu não poderia exigir muita coisa do Doogee D11. Embora eu acredite que seria interessante se ele tivesse uma tela quadrada para aumentar o aproveitamento da área frontal, eu entendo que por uma questão de estilo, ele até que vai muito bem.
Mas o que eu mais senti foi a ausência de uma tela AMOLED. Para quem já está acostumado com essa tecnologia, tanto no celular, como em outros dispositivos, vai sentir um certa dificuldade na precisão do toque na tela do Doogee D11. Além disso, a imagem fica um pouco serrilhada nas bordas, o que é uma característica comum em aparelhos mais baratos.
Concorrentes
Veja abaixo dois relógios baratinhos que oferecem recursos que não encontramos no Doogee D11:
Haylou RS4 Plus
Se você procura um relógio com uma tela AMOLED de muitíssima qualidade, estilo discreto, preço acessível e algumas funções extras, como a presença de uma calculadora, o Haylou RS4 Plus é uma excelente indicação. É atualmente o meu smartwatch principal.
⭐ Comparativo Haylou RS4 Plus x Doogee D11
Blulory Glifo 5 Pro
Mas se seu objetivo é ter algo mais esportivo, com um relógio integrado com GPS e que seja capaz de captar a sua rota, mesmo quando estiver sem o celular por perto, uma das opções mais em conta é o Blulory Glifo 5 Pro. Ele pode ser usado inclusive com o Strava, famoso app para esportistas profissionais e amadores.
⭐ Comparativo Blulory Glifo 5 Pro x Doogee D11
Conclusão
Depois dessa análise minuciosa, concluímos que o Doogee D11 é um relógio muito eficiente. A boa autonomia de bateria, muitos recursos extras e seu estilo diferenciado fazem o relógio valer a pena e se tornar uma das melhores opções custo benefício do mercado.
- Muitas funções extras
- Boa autonomia de bateria
- Resistência a agua
- Suporte para chamadas telefônicas
- Design robusto e resistente
- Não possui tela AMOLED
- Não tem GPS
Onde comprar o DOOGEE D11?
O Doogee D11 foi nos enviado através da plataforma do AliExpress. Se você está acostumado em fazer compras importadas, pode aproveitar o desconto que a marca está oferecendo. Seu preço é de R$ 435, mas até o dia 26 de agosto, você pode adquirí-lo por apenas R$ 217.