Em 2013, a Samsung lançou o seu primeiro relógio inteligente, o Galaxy Gear. Desde então, a companhia vem aprimorando os seus dispositivos, e a cada ano, adicionando mais e mais funções e recursos aos mesmos. Exemplo disso, é o lançamento de 2019 do Galaxy Watch Active 2, e em 2021, do Samsung Galaxy Watch4.
Os relógios inteligentes são acessórios indispensáveis para o público exigente e que curte tecnologia, e acompanhar a sua saúde. Por isso, a companhia chinesa está sempre aprimorando os mesmos, e fazendo investimento nessas tecnologias.
Mas afinal, além do nome e ano de lançamento, quais são as diferenças entre os dois dispositivos citados acima? O Watch4 tem algum recurso extra que o Active 2 não tem? Abaixo, confira uma comparação entre eles, e saiba qual a melhor opção de compra.
Galaxy Watch Active 2 ou Galaxy Watch 4: Ficha técnica
Abaixo, confira a ficha técnica dos dois produtos lançados pela Samsung:
Galaxy Watch Active 2 ou Galaxy Watch 4: Tela
Quando você olha para o Galaxy Watch 4 e Active 2, a primeira diferença notável é a mudança de design que a Samsung implementou. O Samsung Galaxy Watch Active 2 possui uma tela com vidro curvo 2.5D e bordas arredondadas.
Por outro lado, o Galaxy Watch 4 tem uma tela plana dentro de seu chassi, que agora tem lados planos. Mas o que a Samsung não mudou entre gerações é a luneta capacitiva preta que serve como mecanismo de entrada.
Cada modelo está disponível em tamanhos de caixa de 40 mm ou 44 mm. Quando se trata de material da caixa, a Samsung abandonou a caixa de aço inoxidável para o Watch 4 e aderiu ao alumínio. Nesse caso, se você quiser o metal mais pesado, será necessário atualizar para o Galaxy Watch 4 Classic.
Entre outras mudanças, os botões também tiveram um redesenho com o Watch 4 apresentando dois interruptores oblongos simetricamente colocados. Enquanto isso, o Galaxy Watch Active 2 tem um clicker circular e um oblongo.
Além disso, a implementação de um novo sistema de rastreamento de saúde - habilitado pelo Sensor Bioativo - também fez com que o Watch 4 se tornasse um milímetro mais fino que o Active 2.
A partir do apresentado acima, é importante citar que o Galaxy Watch 4 é um avanço em relação ao seu antecessor, e o impulso para a simetria é bem-vindo. Porém, apesar das mudanças de design, ambos os relógios mantêm as mesmas classificações de proteção, mesmo tipo de tela e mesmo tamanho.
Galaxy Watch Active 2 ou Galaxy Watch 4: Processador e RAM
Uma mudança significativa do Galaxy Watch 4 é o Exynos W920 de 5nm, que promete renderização mais rápida, navegação mais rápida na interface do usuário. Além disso, o processamento em segundo plano garante que os dados sejam rapidamente acessíveis.
A Samsung adicionou 1,5 GB de RAM e 16 GB de armazenamento no novo Galaxy Watch 4. Já no Galaxy Watch Active 2, o usuário tem acesso a 768 MB ou 1,5 GB de RAM se comprar um modelo com Bluetooth ou LTE, respectivamente. E ambas as versões vêm com um insignificante 4 GB de armazenamento.
A partir disso, é inegável a vantagem que o Galaxy Watch 4 tem em relação ao modelo 2. E essa diferença fica ainda mais relevante durante o uso diário do usuário. Ainda mais, se você estiver planejando torná-lo seu amigo de corrida enquanto deixa seu telefone em casa.
Por fim, vale ressaltar que se você está se perguntando sobre como esses dispositivos vão aguentar um dia, o Galaxy Watch 4 foi feito para durar até 40 horas com uma única carga, enquanto o Active 2 tem uma vida útil da bateria de 2 dias.
Galaxy Watch Active 2 ou Galaxy Watch 4: Recursos
Falando em funcionalidades baseadas na saúde, o Galaxy Watch 4 e o Watch Active 2 compartilham alguns recursos. Esta lista inclui a capacidade de monitorar a pressão arterial, registrar ECGs, fornecer notificações de frequência cardíaca irregular e acompanhar os exercícios.
Mas o modelo mais novo tem uma vantagem porque está melhor equipado para rastrear o sono. E seu novo recurso de Análise de Impedância Corporal - embutido no Sensor Bioativo - permite fornecer métricas relacionadas à composição corporal, que inclui taxa metabólica basal, músculo esquelético, água corporal e porcentagem de gordura corporal.
Galaxy Watch Active 2 ou Galaxy Watch 4: Software
A mudança para o WearOS representa o afastamento da Samsung do Tizen, e o crescimento de seu ecossistema. Mas não há como negar que o WearOS 3 é a melhor escolha para a maioria devido à janela que ele abre para aplicativos de terceiros.
Se você está preocupado com a familiaridade, a maneira como você se move pelo sistema operacional permaneceu bastante semelhante. Sendo assim, a mudança para a plataforma só tem pontos positivos, a menos que você seja proprietário de um iPhone ou use um dispositivo sem o Google Mobile Services.
Afinal, qual é o melhor?
Bem, se você gosta de um hardware melhor, obter o Watch 4 é uma escolha fácil de fazer. Ele possui novos sensores que podem fornecer um nível mais alto de detalhes e um novo sistema operacional que dá acesso a mais aplicativos que o Watch Active 2.
Por outro lado, se você está apenas procurando manter o controle sobre seus treinos e ficar por dentro de suas notificações, o Watch Active 2 ainda é um dispositivo viável de possuir.
Galaxy Watch Active 2 ou Galaxy Watch 4, qual comprar?
Bem, se você gosta de um hardware melhor, obter o Watch 4 é uma escolha fácil de fazer. Ele possui novos sensores que podem fornecer um nível mais alto de detalhes e um novo sistema operacional que dá acesso a mais aplicativos que o Watch Active 2.