O Wear OS 4 já está disponível como preview (visualização) para desenvolvedores e acredita-se que ele esteja disponível nos próximos lançamentos de smartwatches em breve. Atualmente, o Wear OS 3 está disponível ou prometido para relógios inteligentes da Samsung, Diesel, Fossil, Citizen, MobVoi, Skagen e Tag Heuer como você pode conferir em nosso artigo com a lista dos modelos que já receberam ou irão receber o sistema operacional. O Oficina da Net reuniu aqui informações sobre o Wear OS 4, incluindo novos recursos, aprimoramentos, relógios que irão recebê-lo e mais.
O que é o Wear OS 4?
O Wear OS 4 é a próxima versão do Wear OS, um sistema operacional baseado no Android 13 que foi desenvolvido para smartwatches. Trata-se de uma atualização do Wear OS 3.5, presente no Google Pixel Watch, no Galaxy Watch 4, no Galaxy Watch 5 e no Mobvoi TicWatch Pro 5.
Wear OS 4: Quais são os novos recursos?
De acordo com as apresentações durante o Google I/O 2023, o Wear OS 4 proporcionará uma duração de bateria maior e novos aplicativos de relógio para o Google Calendar e Gmail. Para o serviço de e-mail do Google, significa que o usuário poderá responder a e-mails utilizando seu smartwatch. Já no Calendar (Calendário), será possível verificar, visualizar e confirmar presença em eventos, além de atualizar o status das tarefas.
Outra novidade prometida para o Wear OS 4 é o aprimoramento do desempenho de conversão de textos em fala, além de um novo sistema de permissões, que concede automaticamente a aprovação do smartphones para o aplicativo correspondente ser exibido na tela do smartwatch. O Google anunciou que está se unindo a Samsung para desenvolver uma ferramenta de criação de mostradores de relógio para a quarta geração do Wear OS. Embora o formado Watch Face seja compatível somente com o Wear OS, a Samsung trabalhou em uma nova ferramenta chamada Watch Face Studio, que permite criar mostradores que usam o formato Watch Face compatível com Wear OS 3 e Wear OS 4.
Através de engenharia reversa da versão preview do Wear OS 4, foi descoberto um recurso chamado "ativar tema dinâmico". De acordo com o site 9To5Google, quando o usuário ativa essa opção, o menu Configurações rápidas, a página Configurações e diversas outras sessões da interface do Wear OS passam a adotar tons e detalhes do mostrador do relógio. Isso faz parte do esquema de cores Material to You do Android, que foi implementado pela primeira vez no Android 12.
Para facilitar a migração de dados do smartwatch com Wear OS de um smartphone para outro, o Wear OS 4 contará com a capacidade de transferência de informações entre celulares sem a necessidade de aplicar uma redefinição de fábrica no relógio inteligente. Os smartwatches Galaxy Watch que utilizar a versão beta do One UI 5 Watch já possuem essa funcionalidade. Entretanto, é importante mencionar que para possibilitar esse processo, é necessário que os dois telefones estejam conectados à mesma conta do Google.
Quando meu smartwatch vai receber o Wear OS 4?
Considerando a demora do Wear OS 3 para chegar a diversos smartwatches mais antigos como, por exemplo, os da Mobvoi e os da Fossil, é improvável que haja muitos relógios inteligentes recebendo o Wear OS 4 ainda neste ano. Entretanto, acredita-se que os primeiros smartwatches a receberem o Wear OS 4 sejam o Galaxy Watch 4, o Galaxy Watch 5, o Galaxy Watch 6 e o Pixel Watch.
Lançamento e disponibilidade
Acredita-se que o Wear OS 4 seja lançado entre outubro e novembro de 2023.