Essa semana poderá ocorrer a 17ª missão de 2017 da SpaceX. A tentativa ocorrerá na amanhã e tratar-se-á de um voo que levará carga para a Estação Espacial Internacional. O lançamento está agendado para 11:46 am ET (14:46 no horário de Brasília) se as condições meteorológicas proporcionarem a autorização para que seja dada a ignição nos motores (a previsão meteorológica indica 90% de condições favoráveis).
O voo está sendo acompanhado de perto por dois motivos. Primeiro porque será a primeira vez que a SpaceX vai empregar um propulsor "usado" para um lançamento oficial da NASA e segundo porque não só o propulsor é de 2ª mão, mas também porque a nave espacial que carregará a carga já foi e voltou lá em cima. O primeiro fez seu voo há pouco tempo: ele levou mantimentos e materiais para a EEI em junho, enquanto que a nave é mais antiga: ela foi ao espaço pela primeira vez em 2015.
Desde o início do ano a SpaceX já colocou em prática o plano de reutilizar aeronaves e assim economizar em até 90% do valor de um lançamento convencional.
A ocasião também marca um retorno à antiga plataforma de lançamento. Ela estava fora de serviço desde setembro de 2016 quando um Falcon 9 que transportaria um satélite explodiu momentos antes de ligar os motores e causou danos significativos ao Space Launch Complex 40, localizado no famoso Cabo Canaveral, na Flórida. O desastre pode ser visto no vídeo abaixo.
Ele disse ainda que a empresa não tem planos imediatos de fazê-los, mas a nova plataforma já pode suportar esse ritmo de atividade assim que for necessário.
Entre as melhorias implementadas, segundo o diretor, está o aumento do sistema de água que refrigera os lançamentos. Por conta do calor e do fogo liberados durante a ignição dos motores ano após ano havia uma significativa erosão do revestimento de concreto da trincheira que tem a missão de conter as chamas. Além disso, grande parte do equipamento de suporte para lançamentos foi movido para o subterrâneo para evitar danos futuros como esse que aconteceu com a explosão do Falcon acima.
Muratore ainda disse que a SpaceX é a primeira empresa a ter três locais de lançamento prontos para entrar em ação em um único ano. Elon Musk pode agora ordenar lançamentos a partir do Space Launch Complex-40, bem como o Launch Complex-39A na Flórida e o SLC-4E na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia.
Assim, a SLC-40 lançará as missões Falcon 9 focando em aumentar o número de voos para clientes comerciais com foguetes reutilizados e, ao mesmo tempo em que aumenta a receita com contratos, diminui os custos por reutilizar as naves.
O lançamento de amanhã provavelmente será o último vôo da SpaceX a partir da Flórida neste ano de 2017, já que o próximo lançamento agendado (satélites Iridium) partirão da Califórnia no final de dezembro.