Em uma declaração no Twitter, o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, disse que a anomalia aconteceu durante parte de um teste de fogo estático dos motores SuperDraco, da cápsula Crew Dragon, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, Flórida.
NASA has been notified about the results of the @SpaceX Static Fire Test and the anomaly that occurred during the final test. We will work closely to ensure we safely move forward with our Commercial Crew Program. pic.twitter.com/yE2J5yGzA7
— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) 21 de abril de 2019
Os motores SuperDraco alimentam o sistema de lançamento da cápsula, que é projetada para afastar os astronautas do foguete, em caso de falha catastrófica no lançamento.
Em um comunicado, a SpaceX confirmou a anomalia:
"Hoje, a SpaceX conduziu uma série de testes de motores em um veículo de teste da Crew Dragon, em nosso banco de testes, na Zona de Pouso 1 em Cape Canaveral, Flórida". Os testes iniciais foram concluídos com sucesso, mas o teste final resultou em uma anomalia. Garantir que nossos sistemas atendam a rigorosos padrões de segurança, e detectar anomalias como essa antes do voo, são as principais razões pelas quais testamos nossas máquinas. Nossas equipes estão investigando e trabalhando de perto com nossos parceiros da NASA. "
Segundo a empresa, não houve feridos no incidente, embora seja possível que a anomalia possa afetar os cronogramas de lançamentos futuros da SpaceX. Não está claro quanto dano foi causado ao veículo de teste ou a outro equipamento próximo, mas relatos não confirmados sugeriram que a cápsula pode ter explodido.
A cápsula Crew Dragon é destinada a transportar astronautas da Terra para a Estação Espacial Internacional (ISS), e testes anteriores incluíram o transporte de um manequim para a ISS e a queda da cápsula no Oceano Atlântico .
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.