O embate entre o bilionário Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda continua rendendo "muito pano para a manga". Dessa vez a SpaceX, anunciou que está retirando seus funcionários do Brasil em decorrência do bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no país. O STF também congelou as contas da Starlink, subsidiária da SpaceX que fornece internet via satélite.

SpaceX retira seus funcionários e desencoraja visitas ao Brasil

De acordo com o jornal Wall Street Journal, uma carta interna da presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, orientou os funcionários a evitarem viagens ao Brasil nos próximos meses. A medida é uma resposta à crescente tensão entre Musk e as autoridades brasileiras, após o empresário se recusar a seguir as ordens do STF.

O bloqueio da Starlink afetou diretamente as operações da SpaceX no Brasil, um mercado estratégico para a empresa, especialmente em áreas remotas, como o agronegócio e a floresta amazônica. Com cerca de 42% do mercado de internet via satélite no país, a Starlink já atende 250 mil clientes brasileiros.

Apesar de recorrer judicialmente contra o congelamento de suas contas, a empresa ainda enfrenta desafios com a Anatel. O Brasil, com sua vasta população e regiões de difícil acesso, é considerado crucial para os negócios de Elon Musk na América Latina.