O Plano Familiar Premium do Spotify possibilita criar até seis perfis de usuários na conta. No Brasil, a assinatura deste plano custa R$ 26,90, mas, com um porém, a assinatura deve ser compartilhada somente com quem mora no mesmo lugar. Agora, ao que tudo indica o Spotify vai começar a verificar se todos os perfis dentro da conta residem no mesmo local.
Assinantes da Alemanha e dos Estados Unidos teriam recebido e-mails do Spotify solicitando que os mesmos comprovassem o local de sua residência via GPS, caso isso não fosse concluído, a assinatura familiar seria excluída.
Conforme o que tem circulado na web, usuários teriam mencionado a sua preocupação em relação a privacidade, e a grande maioria, teria mencionado que dividem suas assinaturas com familiares, mas que nem todos residem no mesmo local.
@Spotify Why do you need my GPS location to continue offering me a "Premium discount"? I pay for the family plan and it should not matter where my family lives. Will you cancel my account if my family gets too far from each other? #wtf #fail pic.twitter.com/HauQtHXSUA
— suck (@unaligned) 18 de setembro de 2018
"Se não conseguirmos verificar os membros de um Plano Premium Familiar, eles serão removidos do plano", ressalta o Spotify na página de ajuda do serviço.
Um porta-voz da empresa teria dito ao The Verge "O Spotify está atualmente testando melhorias na experiência do usuário do Plano Premium for Family com pequenos grupos de usuários em mercados selecionados. Estamos sempre testando novos produtos e experiências no Spotify, mas não temos mais novidades para compartilhar sobre este teste em particular neste momento".
Fonte: The Verge