Recentemente o Spotify anunciou que está começando a implementar agora a assinatura de podcasts pagos. A revelação havia sido feita durante o evento "Stream On" organizado pela empresa em fevereiro deste ano. Através da ferramenta de criação de podcasts da plataforma de streaming, a Anchor, os criadores de conteúdo poderão selecionar episódios que serão conteúdos exclusivos para assinantes e publicá-los no Spotify e em outras plataformas.
A estreia desta funcionalidade anunciada pelo Spotify chega em um momento que o mercado de podcasts está esquentando, principalmente os pagos. Um exemplo disso é o anúncio da Apple na semana passada sobre seu plano de assinaturas de podcasts através de sua plataforma Apple Podcasts. Entretanto há diferenças entre o plano pago de podcasts do Spotify e da Apple, pois a receita é compartilhada de forma diferente nas plataformas.
Como é a divisão das receitas de podcasts pagos do Spotify e da Apple
Segundo a Apple, há um corte de 30% na receita que será entregue para os criadores, caindo para 15% no segundo ano. Já o Spotify anunciou que sua assinatura de podcasts não terá custos para os criadores nos dois primeiros anos, ou seja 100% da receita ficarão para os criadores. Em 2023 o Spotify planeja cobrar 5% da receita para os criadores de conteúdo terem acesso a publicação de podcasts pagos.
Lançamento e disponibilidade
Inicialmente o Spotify está disponibilizando os podcasts pagos somente para criadores nos EUA. Haverá 3 níveis de assinatura que serão determinados pelo criador de conteúdo para os conteúdos exclusivos: US$2,99, US$4,99 ou US$7,99 por mês. É interessante notar que além dos podcasts pagos, a plataforma de streaming está implementando uma ferramenta de anúncios para podcasts, o Spotify Audience Network (SPAN).
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