Nos últimos anos, as plataformas de streaming de música vêm investindo cada vez mais em podcasts e o Spotify vem investindo pesado nisso, chegando a anunciar episódios pagos e até transcrever o áudio das falas no formato de texto. Agora, o maior serviço de streaming de músicas do mundo anunciou que está adquirindo a startup Podz, uma empresa focada em IA para descobrir conteúdos relacionados a áudio. O intuito desta compra é integrar as tecnologias da companhia citada para impulsionar os conteúdos de podcast.
Sobre a Podz
A Podz foi criada com o objetivo de ajudar os usuários a descobrir novos podcasts. Para isso, a empresa desenvolveu um feed inteligente baseado em machine learning e inteligência artificial. O sistema criado gera de forma automática pequenos clipes de 60 segundos onde é mostrado os melhores momentos de cada podcast que possa vir a ser interessante para o usuário.
Intenção do Spotify com a compra
Segundo o Spotify, a tecnologia desenvolvida pela Podz irá ser implementada na plataforma de streaming para ajudar os usuários do serviço a descobrirem novos podcasts. A empresa diz:
"O Spotify teve especialistas em machine learning focados em melhorar a descoberta de áudio por quase uma década, mas há mais trabalho a ser feito. Acreditamos que a tecnologia do Podz irá complementar e acelerar os esforços focados do Spotify para conduzir a descoberta, entregar aos ouvintes o conteúdo certo no momento certo e acelerar o crescimento da categoria em todo o mundo."
Será coincidência ou não?
Somente um dia após o anúncio do Facebook que seria implementado podcasts em sua rede social no dia 22 de junho, o Spotify anunciou a novidade sobre a compra da Podz. No app da rede social, os criadores de conteúdo irão ter a opções de criar clipes curtos para promover seus podcasts.
A Apple é outra empresa que tem investido consideravelmente em podcasts, redesenhando a forma como o aplicativo Podcasts funciona. Uma das grandes novidades para a plataforma de podcasts da Apple é os episódios pagos, que tem como intuito trazer conteúdos exclusivos para os ouvintes, sem anúncios e até mesmo com episódios bônus.
Está gostando dos investimentos em podcasts que o Spotify está fazendo em sua plataforma? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!