O Spotify HiFi finalmente está prestes a ser lançado, mas não como a maioria de nós esperava. Um leitor do site 9to5mac e um usuário no Reddit relataram que após cancelarem seus planos no Spotify, receberam um e-mail com uma pesquisa em que eram citados os planos disponíveis para que eles considerem voltar "nos próximos 30 dias", onde uma das opções era um plano "Platinum", que custava o dobro da assinatura "normal" (Spotify Premium).
Na pesquisa enviada pelo Spotify, na tentativa de recuperar os usuários perdidos, foi citado um novo plano chamado "Platinum". Dentre os benefícios listados, estava o "HiFi" e o "Som de estúdio". Confira mais detalhes a seguir!
Spotify HiFi: Serviço de streaming pode cobrar consideravelmente mais pelo lossless
No subreddit "truespotify", o usuário "nearlymind" postou uma imagem de uma tela da pesquisa enviada pelo Spotify após o cancelamento do plano no serviço de streaming, onde foi oferecido opções de assinatura para os próximos 30 dias em que uma delas chamava-se "Platinum". Curiosamente, esse novo plano da plataforma dá ao assinante o tão esperado "som de estúdio", anunciado como Spotify HiFi em fevereiro de 2021.
O novo plano Spotify Platinum oferece os seguintes benefícios:
- HiFi (transmissão lossless, sem perdas)
- Studio Sound (Som de estúdio)
- Headphone Tuner
- Audio Insights (informações sobre o que se está ouvindo)
- Library Pro (Biblioteca de músicas "Pro")
- Playlist Pro (Lista de músicas "Pro")
- Limited ad-supported Spotify podcasts (propagandas limitadas nos podcasts do Spotify)
Quando o Spotify HiFi foi anunciado, a empresa declarou que quando o recurso chegasse, o assinante teria acesso ao "áudio sem perdas com qualidade de CD", ou seja, a transmissão das músicas seria feita em 16-bits/44.1khz. Acreditava-se que, devido a popularidade da plataforma de streaming, não seria cobrado nada a mais pelo benefício, assim como a Apple fez com o Apple Music, seguido pela Amazon com o Amazon Music. Entretanto, não foi o que aconteceu.
De acordo com a captura de tela no Reddit, o Spotify pretende cobrar o dobro do valor pago no Spotify Premium hoje pelo plano Spotify Platinum, onde é oferecida a transmissão lossless (sem perdas). Com isso, o serviço de streaming fica ainda mais atrás da concorrência em termos de preço, embora ele ainda domine o mercado em termos de quantidade de assinantes, segundo a empresa de pesquisa de mercado Mídia Research.
A corrida pela oferta da transmissão de músicas lossless (sem perdas)
Após o anúncio da Apple no dia 17 de maio de 2022, iniciou-se a corrida pela oferta da transmissão de músicas lossless (sem perdas) a um preço acessível. O primeiro serviço a fazer isso foi o Amazon Music Unlimited, que ganhou os benefícios do extinto Amazon Music HD e manteve o seu preço de assinatura. Em seguida, o Tidal anunciou em novembro de 2021 uma nova formatação de planos, criando o plano "Hi-Fi" e o plano "Hi-Fi Plus", onde o primeiro oferece músicas com qualidade de CD (16-bit/44,1Khz) e o segundo conta com faixas de 24 bits/352 kHz, diminuindo assim o valor mínimo cobrado por assinatura para R$ 16,90, o mesmo preço do Amazon Music e do Apple Music.