Após levar a MIUI 14 para alguns smartphones, como o POCO F4 e POCO X3 GT, a Xiaomi resolveu disponibilizar sua nova interface para um tablet: o Xiaomi Pad 5. Esse modelo, lançado no Brasil em 2021, começou a receber os principais recursos do Android 13, além de outros aprimoramentos que devem melhorar a experiência de uso.
Novo Android
A MIUI 14 está sendo liberada gradativamente para os proprietários do Xiaomi Pad 5 na China, mas apenas para os testadores do "Mi Pilot", programa beta público da empresa. No entanto, se tudo ocorrer bem durante a distribuição inicial, a interface deve chegar em outros países em breve.
Além das novidades do Android 13, essa atualização, que traz a compilação "V14.0.4.0.TKXCNXM" e pesa cerca de 4 GB, também entrega o pacote de segurança de janeiro de 2023, que corrige uma série de vulnerabilidades para manter o sistema operacional livre de problemas.
Quando a atualização estiver disponível, basta acessar "Configurações > Sobre o telefone > Versão do MIUI". Antes de iniciar o processo, recomendamos que mantenha o tablet conectado em uma rede Wi-Fi para evitar gastos no plano de dados e que tenha, no mínimo, 50% de bateria.
O software da Xiaomi traz uma grande reformulação visual e recursos interessantes, como pastas personalizáveis; novos widgets; compactação automática para aplicativos menos usados e ferramentas de IA para extrair textos de imagens. A empresa também melhorou o desempenho em 60% para torná-lo mais leve.