Eu tenho em mãos o Galaxy Tab S9 FE, um dos tablets mais vendidos da Samsung e que já vai completar três anos desde seu lançamento. Depois de usar ele praticamente todos os dias durante três meses, eu vou fazer essa análise honesta falando sobre todas as características dele. Se você quer comprar um tablet para trabalho, estudo, jogos, filmes e redes sociais, veio ao lugar certo.

Galaxy Tab S9 FE Review: Vale a pena comprar esse tablet em 2025?

Construção Externa e Design

Assim que eu tirei esse tablet da caixa e peguei na mão pela primeira vez, fiquei surpreso com a qualidade da construção externa. Apesar de ser voltado mais ao custo benefício, a Samsung não economizou na estrutura, que é inteiramente feita de metal - provavelmente alumínio - o que ajuda a manter o tablet fino e leve.

Olhando bem, a única parte de plástico da construção externa é o espaço deixado para as antenas, que além de permitir que os sinais de Wi-Fi e telefone cheguem até o interior do aparelho, deixa o tablet com um visual bem bonito e futurista.

Galaxy Tab S9 FE é construído em metal
Galaxy Tab S9 FE é construído em metal

Na traseira, temos uma câmera wide de 8MP. Ele não tem câmera ultrawide e nem flash. Na lateral esquerda, temos o imã de suporte para encaixar a capinha ou teclado compatível.

Já na lateral direita, encontramos os botões de volume, um microfone, e o botão power, que também funciona como leitor de impressão digital.

A Samsung economizou colocando o sensor de digital no botão power, mas tudo bem
A Samsung economizou colocando o sensor de digital no botão power, mas tudo bem

Embaixo temos uma das saídas de som e a entrada USB-C, para carregar o tablet ou transferir arquivos.

💡Importante: Apesar de ter suporte ao Samsung DEX, a entrada USB-C dele não funciona como saída de vídeo para conectar em monitores externos.

Na parte de cima, tem outra saída de som, mais um microfone e a gavetinha de chip. No modelo 5G, você pode colocar um chip físico e um cartão de memória no slot dedicado. Ele também suporta um chip virtual e-SIM.

Diferente da versão Wi-Fi, a 5G acompanha gaveta de chip
Diferente da versão Wi-Fi, a 5G acompanha gaveta de chip

Se você quiser usar o S9 FE em pagamento por aproximação, saiba que isso não é possível. Ele não tem suporte a NFC.

Proteções

Um dos maiores pontos positivos do S9 FE é que ele tem certificação IP-68 - ou seja, o tablet é fechado contra poeira e aguenta submersão por mais de 1.5m por tempo indeterminado. Essa é praticamente a melhor certificação de resistência que encontramos em aparelhos eletrônicos como celulares, fones de ouvido, caixinhas de som, etc.

Pode usar o S9 FE tranquilo que, mesmo se acontecer algum acidente com café, água, suco - ele continua funcionando sem problemas. Só não esqueça de secar bem a entrada USB-C antes de pôr o aparelho para carregar. Experiência própria.

Quanto às proteções da tela, a Samsung não diz nada sobre vidro Gorilla Glass ou algo do tipo, então talvez seja uma boa ideia investir numa boa película assim que o tablet chegar.

Tela e Som

A tela é com certeza um dos pontos mais importante do tablet - simplesmente não existe tablet bom com tela ruim - e a boa notícia é que o display do S9 FE é excelente. Até mesmo eu, que sou chato com telas, fiquei muito satisfeito com esse painel LCD IPS. As cores vem por padrão no modo saturado, mas é bem fácil de mudar para o "natural" nas configurações de tela.

O display tem 10.9 polegadas, o que eu considero como tamanho máximo para um tablet. Mais que isso, como no modelo "Plus", acredito que perde muito da portabilidade.

A resolução é QUAD-HD, o que garante uma excelente nitidez ao S9 FE em todos os contextos, mas principalmente, na hora de ler ou trabalhar com textos. É comum encontrar tablets hoje ainda em resolução FULL HD ou às vezes até menos, então o fato deste aqui ter resolução acima da média é um ponto positivo.

Tela do Tab S9 FE é ótima
Tela do Tab S9 FE é ótima

Quanto a taxa de atualização da tela, um alívio - 90Hz, o suficiente para passar uma ótima sensação de fluidez ao navegar. Esse é um ponto onde a Samsung poderia ter economizado colocando uma tela de 60Hz, mas graças a Deus não cometeram esse erro.

Agora, eu não consegui encontrar informações sobre a quantidade de brilho da tela, mas durante os meus testes, não cheguei a sentir falta de brilho, mesmo usando o tablet em ambientes externos.

Já num quarto escuro, o vazamento de luz da tela IPS é bem uniforme e quase imperceptível, então eu consegui assistir sem problemas vídeos no YouTube e até mesmo filmes só com o tablet.

Eu não posso esquecer de falar sobre o som. A Samsung, em parceria com a AKG, colocou um sistema de áudio excelente nesse tablet. Você já deve ter percebido que, nos celulares, uma saída de som é quase sempre mais potente que a outra. Isso não acontece no S9 FE - as duas são iguais, algo necessário para providenciar uma boa experiência de som estéreo.

Capinha

O Tab S9 FE é acompanhado por uma capinha protetora de duas partes. Ela encaixa no tablet através de imãs.

Sobre a capinha, eu tenho dois pontos positivos e também dois pontos negativos: o primeiro positivo é que o design dela é bem inteligente, com espaço para armazenar a caneta e também uma espécie de origami, que funciona muito bem para manter o tablet em pé, tanto na vertical, quanto na horizontal.

Tab S9 FE com capinha
Tab S9 FE com capinha

Outro ponto positivo é que a capinha aparenta ser bem construída e passa uma sensação boa ao toque. Não é um extra que a Samsung botou apenas para ter - os materiais são de boa qualidade e o design é bonito.

Agora, nos pontos negativos, o primeiro é que, pelo menos nessa versão branca, a capinha suja muito fácil. A parte de fora é tranquila de limpar com pano microfibra e sabão neutro, mas a parte de dentro tem um tecido que é bem mais complicado de limpar.

O outro ponto negativo é que a capinha não é muito fácil de abrir. Eu sinto que poderiam ter colocado uma aba ou um encaixe para puxar, da mesma forma que fizeram com o sistema de suporte.

Mas no geral, eu não vejo a necessidade de comprar outra capinha. Essa que vem com o S9 FE é muito boa, na minha opinião.

Caneta

O principal motivo de comprar esse tablet é para usar ele com a S-PEN que vem junto. Se você não gosta de usar a caneta e está procurando um tablet só para navegação leve e assistir vídeos, considere levar um modelo da linha "A". Os da linha "S" tem o foco total no uso com caneta.

Tab S9 FE vem com caneta
Tab S9 FE vem com caneta

O uso dela parece simples, mas existem dezenas de funções que você vai aprendendo a usar conforme se acostuma com o tablet. Uma das que eu mais usei foi a de sublinhar texto, algo bem útil para tornar o estudo e leitura uma tarefa mais interativa. O dedo corresponde a um toque, já o da caneta é outro, então você não precisa ter medo de riscar o texto enquanto tenta scrollar a página ou algo assim.

Usando a caneta para sublinha textos
Usando a caneta para sublinha textos

Tem também a função de traduzir com a caneta, caso você esteja lendo um texto em outro idioma e encontre uma palavra a qual você ainda não aprendeu o significado.

Usando a caneta para traduzir palavras
Usando a caneta para traduzir palavras

Muita gente tem dúvida em como fazer para carregar ela - se precisa remover essa tampinha ou algo assim - mas nada disso. A S-PEN carrega automaticamente sem fio quando está grudada junto ao tablet. Não precisa ficar se preocupando com pilha, cabos ou qualquer coisa do tipo.

Assim como o restante do tablet, a S-PEN também tem certificação IP-68 contra poeira e submersão em água.

Câmera

Com apenas 8 MP de resolução na câmera traseira, o S9 FE não vai tirar as melhores fotos do mundo. A resolução é bem baixa. O propósito é ser uma câmera utilitária - caso você queira digitalizar algum documento ou fotografar algo importante para depois.

Performance e Jogos

Quanto ao desempenho, aqui dentro tem um processador Exynos 1380, fabricado pela própria Samsung. Esse é o exato mesmo processador que eu testei anteriormente nos smartphones Galaxy A54 e também no A35 - dois intermediários que da Samsung que fizeram bastante sucesso.

Pontuação no AnTuTu Benchmark
Pontuação no AnTuTu Benchmark

No teste AnTuTu Benchmark, o S9 FE quase chega aos 600 mil pontos, um resultado mediano para tablets e smartphones. Não é um desempenho incrível, mas o processador também não chega a ser fraco.

Eu testei o modelo mais barato desse tablet, com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento, e mesmo assim, fiquei bem feliz com a velocidade do S9 FE. A interface da One UI 6 é muito bem projetada para tablets - em nenhum aplicativo eu tive problemas com incompatibilidade, lentidão, bugs, ou algo do tipo.

Performance do tablet é suficiente
Performance do tablet é suficiente

Já que estamos tratando de um processador intermediário de 2023, eu não esperava uma boa performance em jogos pesados, então eu me surpreendi quando S9 FE conseguiu rodar Genshin Impact com 45 frames de média e ótima estabilidade, isso com os gráficos no médio.

Jogando Genshin Impact no Tab S9 FE com boa performance
Jogando Genshin Impact no Tab S9 FE com boa performance

Outro jogo legal que ele rodou liso foi o Diablo Immortal, também com gráficos no médio. Agora, se você quiser jogar COD Warzone, pode esquecer. Esse jogo é pesado demais, e mesmo com os gráficos no mínimo, o Tab S9 FE mal conseguiu manter 30 frames de média. Ficou bem travado.

De forma geral, eu fiquei bem satisfeito com a performance do S9 FE. Ele é bem rápido, mesmo nessa versão aqui, com 6GB de memória RAM.

Bateria

Esse tablet tem uma bateria gigante de 8.000mAh de capacidade. Para descobrir se ele aguenta um dia inteiro de uso intenso, eu botei ele para fazer o nosso teste completo de bateria, que envolve 6 etapas diferentes com 8 horas de duração total.

🔋Teste de Bateria: Samsung Galaxy Tab S9 FE

  1. Navegação no Chrome (1hr): 100% -> 91%
  2. Reels do Instagram (1hr): 91% -> 79%
  3. Gravação de vídeo (1hr): 79% -> 65%
  4. Vídeos no YouTube (2hr): 65% -> 47%
  5. Jogo Stackball (2hr): 47% -> 18%
  6. Teste de estresse (45min): 18% -> 0%

🪫Resultado: Falhou em completar o teste na última etapa faltando 11 minutos.

Ou seja, ele tem uma boa capacidade e aguenta sim um dia inteiro de uso, desde que você não jogue. Caso queira jogar, é melhor manter um carregador por perto.

A Samsung envia junto um carregadorzinho mixuruca de 15W. Vai demorar mais de 2 horas para encher esse bichão dos zero a 100%. A boa notícia é que ele suporta carregamento de até 45W, então com um carregador decente, é possível encher a carga do S9 FE em menos tempo.

Conclusão

O Tab S9 FE tem vários pontos positivos, como a construção em alumínio, bateria gigante de 8.000mAh, a tela LCD IPS de boa qualidade, o som estéreo e o fato dele já vir com capinha e caneta.

Galaxy Tab S9 FE
9.0
Prós
  • Construção extremamente premium
  • Bateria gigante de 8.000mAh
  • Tela LCD IPS de boa qualidade
  • Som de boa qualidade
  • Acompanha capinha e caneta
Contras
  • Preço subiu muito em 2025

O único ponto negativo que eu consigo encontrar é que o preço dele subiu muito em 2025. Durante o ano passado, era possível comprar o S9 FE por cerca de R$ 2.100, mas hoje, você vai ter sorte se encontrar uma promoção por R$ 2.600. Mais um motivo para ficar ligado nos nossos grupos de oferta. Links na descrição.

Depois de usar o Galaxy Tab S9 FE nesse começo do ano, minha opinião é clara: se você está procurando um tablet para jogos pesados ou para trabalhar com o modo Dex, talvez seja melhor investir num notebook, já que o processador do S9 FE é mediano e a entrada USB-C não suporta monitores externos.

Agora, se você quer um tablet para estudar, escrever com a caneta, consumir conteúdos ou até jogar títulos leves com boa performance, pode ir sem medo no S9 FE - simplesmente não existe custo benefício melhor aqui no Brasil. Ele está rodando Android 14 e deve ser atualizado até o Android 17, ou seja, esse tablet ainda tem uma longa estrada pela frente.