A Sidewalk, empresa-irmã do Google, que está realizando pesquisas para cidades do futuro, irá firmar parceria com a cidade de Toronto, no Canadá, para desenvolver uma espécie de bairro inteligente, como destaca o The Wall Street Journal.

O projeto irá servir como modelo na reconstrução de Quayside, uma área portuária da cidade de 12 hectares. A empresa visa a construção de edifícios modulares, bem como a geração de energia térmica sustentável, espaço para carros autônomos, entre outras coisas.

Sidewalk Labs irá criar bairro inteligente em Toronto.

Os valores do projeto não foram mencionados, porém, é bastante provável que atinjam mais de US$ 1 bilhão. A Sidewalk ainda disse que se comprometeu com US$ 50 milhões no financiamento inicial para fins de planejamento conjunto e teste piloto.

A parceria em questão representa a maior aposta da Alphabet, empresa detentora do Google, com a finalidade de mostrar como tecnologia, infraestrutura moderna e edifícios conectados à internet seriam capazes de melhorar a vida urbana.

Além disso, o bairro inteligente irá servir ainda como campo de teste para o grupo de empresas da Alphabet, que podem acoplar ideias iniciais de desenvolvimento de termostatos conectados, câmeras de segurança para casas, entre outras coisas.

Dan Doctoroff, CEO da Sidewalk, revelou em entrevista que uma vez testados alguns dos projetos conceituais em Quayside, também seria possível licenciar e vender essas tecnologias para outras cidades.

No que diz respeito a privacidade dos moradores, Doctoroff diz que irá emitir uma declaração de privacidade e com isso continuar a consultar os moradores locais para proporcionar maior clareza e transparência na coleta e uso de dados pessoais.