O furacão Maria que passou em Porto Rico deixou inúmeros estragos e a maior parte da população está sem energia elétrica a mais de um mês. Em seu Twitter, Elon Musk, foi questionado sobre a possibilidade de fornecer sistemas de energia solar e baterias para Porto Rico. Ele prontamente respondeu dizendo que estava disposto a ajudar, mas que precisava de autorização das autoridades locais.
O governo local ressaltou que as restaurações das redes elétricas na região vão levar pelo menos seis meses de trabalho. Musk resolveu então tratar diretamente com o governador de Porto Rico, Ricardo Rosselo, que autorizou Musk a instalar a primeira rede de energia solar da Tesla no Hospital del Ninõ, que fica na cidade de San Juan.
Alguns dias antes o ex-governador, Alejandro García Padilla, divulgou uma foto mostrando médicos se vendo obrigados a operar um paciente com auxílio de celulares e lanternas.
This is what POTUS calls a 10! Surgery performed with cellphones as flashlights in Puerto Rico today. pic.twitter.com/5pnK5dkkE6
— Alejandro (@agarciapadilla) 21 de outubro de 2017
A rede de energia solar da Tesla foi instalada no estacionamento do hospital com cerca de 700 painéis solares com três baterias Powerpack de 210 kWh e também com baterias Powerwall de 13,5 kWh. Os painéis são capazes de gerar durante o dia cerca de 200 kWh. Já durante à noite, as betarias darão o suporte necessário para os procedimentos mais importantes no hospital.
A montagem levou menos de uma semana. Além desta, a Tesla confirma que outras redes de energia solar serão instaladas na região em breve, porém não divulgou os locais exatos.
Além disso, Elon Musk fez uma doação de US$ 250 mil para ajudar a população de Porto Rico. Outro auxílio veio da AT&T em parceria com a Google que espalhou pela região balões do Project Loon para fornecer acesso à internet via LTE para as pessoas da região, pois cerca de 70% das torres de telefonia celular estão fora de operação em Porto Rico.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.