Em setembro do ano passado, a Marinha dos Estados Unidos anunciou que iria usar controles dos Xbox para realizar algumas funções dos submarinos mais avançados. Ao que tudo indica, a ideia já começou a ser implantada.
Durante o último final de semana, um submarino foi lançado pela Marinha dos Estados Unidos, na Base Naval Submarina New London, em Connecticut. O USS Colorado recebeu os comandos de um joystick do Xbox 360.
Antes de usar o controle de videogame, tais tipos de barcos utilizavam alavancas para comandar os mastros, em que eras caras e grandes demais. A situação demandava um custo alto pelo órgão norte-americano.
As embarcações submersas mais atuais utilizam "mastros fotônicos" no lugar dos antigos periscópios. Os equipamentos mais recentes possuem sensores de imagem em alta definição, com a finalidade de capturar uma visão completa, em 360 graus, que podem ser observadas e, monitores internos.
Com a atualização da novidade, a tendência é que os próximos recrutas possam comandar os submarinos sem necessitar um treinamento para ação, já que em muitos casos o controle do Xbox é um velho conhecido.
Vale mencionar que em outros casos o controle de um console foi usado em missões. Em 2010, com a finalidade de analisar satélites, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea juntou 1.760 unidades do PlayStation 3 para desenvolver um supercomputador de 500 TFLOPS.