Atualmente, muitos veículos já saem de fábrica com o sensor de estacionamento que, serve basicamente para orientar os motoristas em uma manobra de estacionamento, evitando assim uma colisão em outro veículo, bem como na parede, poste, enfim, em que estiver mais próximo ao veículo.
Eles indicam a distância entre um objeto, obstáculo e o veículo. A grande maioria dos sensores, apresenta um display no painel, para indicar juntamente com um sinal de som, a distância. Existem dois modelos básicos de sensores, os eletromagnéticos e os sensores por ultrassom.
Meu veículo não tem, é caro para instalar?
Bem, atualmente encontramos kits de sensores a partir de R$ 60 reais para os de ultrassom e R$ 100 para os eletromagnéticos, fora a mão de obra. Segundo algumas oficinas especializadas que contatamos, o serviço leva em torno de 1 a 2 horas de mão de obra, portanto, esse valor pode variar conforme a região. Mesmo assim, o valor é relativamente baixo, se considerar o benefício.
O sensor de estacionamento é considerado um dispositivo de segurança, na maioria das vezes ele é instalado no para-choque do veículo, mas também pode ser inserido na frente ou nas laterais. Ele funciona detectando a distância entre carros e outros obstáculos.
Como funcionam os sensores de estacionamento?
No geral, existem dois tipos de sensor de estacionamento, os modelos que funcionam através do ultrassom e os que funcionam através de eletromagnetismo. Existem kits de sensores para o parachoque traseiro e também para o frontal, caso você se sinta mais seguro, instale em ambos.
Sensor de estacionamento ultrassonográfico
O sensor de estacionamento ultrassonográfico é o mais comum. Neste caso, os receptores são distribuídos em pontos estratégicos proporcionando o controle de vários ângulos do veículo. O modelo em questão pode ser instalado em qualquer tipo de para-choque.
Este modelo de sensor funciona por sinais auditivos imperceptíveis ao ouvido humano. Os sinais são direcionados aos objetos ao redor e rebatidos. Ao serem rebatidos, acabam sendo captados pelos sensores que passam a informação, a distância do obstáculo, para o condutor. No geral, os avisos são através de sinais sonoros que variam de intensidade de acordo com a proximidade dos objetos.
Sensor de estacionamento eletromagnético
O sensor de estacionamento eletromagnético fica localizado no para-choque. Para fazer a sua instalação o para-choque precisa ser removido por inteiro, sendo que a instalação é feita diretamente na estrutura do carro. O modelo costuma ser usado em veículos que não possuem para-choque em metal, como pick-ups e SUVs, já que o metal interfere no sinal.
O seu funcionamento ocorre através de sinais eletromagnéticos lançados aos objetos. Assim, quando os sinais voltam, eles informam a proximidade dos obstáculos através de cálculos de distância em relação ao tempo de chegada dos sinais.
Câmera de ré
Ainda existe a possibilidade da câmera de ré. A câmera de ré, juntamente com os sensores, indica a distância e ainda transmite imagens do local.
As câmeras costumam ser instaladas no para-choque do veículo ou mesmo no vidro traseiro em carros de maior porte. As imagens são transmitidas através de kits multimídia.
E então, pronto para estacionar?
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