Quem tem um pouquinho mais de idade, certamente lembra do filme "De Volta para o Futuro", em que o personagem Marty McFly usa o Nike Mag, um calçado que tem a capacidade de se amarrar sozinho. Agora, a tecnologia deixou as telas e acabou parando nas lojas. A marca lançou um tênis com visual semelhante e ainda com mesma função autônoma.

Nike inicia venda de tênis que pode amarrar cadarço sozinho. No Brasil, o modelo começou a ser vendido por R$ 3,5 mil. Vai encarar?  Quando a bateria do tênis acabar a recarga é feita através de um suporte magnético, semelhante aos vistos nos smartwatches.   Na parte externa LEDs mostram a situação da bateria.

 

O modelo pode ser encontrado nas lojas oficiais da Nike e está sendo considerado ainda experimental. Chamado de "HyperAdapt 1.0", o calçado já começou a ser vendido no Brasil pelo preço de R$ 3,5 mil. 

Abaixo, um vídeo sobre o produto:

O tênis, conforme foi mostrado, funciona através de um sensor de pressão que está presente abaixo da palmilha, em que detecta quando o usuário o calça. Assim, ao ficar em pé, ele ativa um motor presente na sola, que é responsável por apertar os cadarços.

Para completar, no tênis ainda há uma parte da porção inferior que exibe a quantidade de bateria restante no calçado. O indicador varia a cor de acordo com a carga. Assim sendo, quando estiver cheia, ficará azul; na metade, fica em amarelo; quando estiver vermelho, a bateria está fraca.

A Nike, até então, não possui previsão para disponibilizar um modelo semelhante para os consumidores. A ideia da empresa é adaptar a tecnologia a tênis esportivos no futuro e assim, o levar para as quadras de basquete.

Como vimos, o modelo realmente é futurista, porém, deverá mesmo estar presente no cotidiano das pessoas.

E você, o que achou da ideia da Nike? Compraria um modelo com a tecnologia?