A Hyperloop Transportation Technologies anunciou nesta quinta-feira (19) a assinatura de um acordo na República Popular da China. O acordo foi assinado pela HyperloopTT e a Tongren Transportation & Tourism Investment Group do país. Este é o primeiro acordo de hyperloop com a China e marca o décimo segundo contrato da HyperloopTT, e o terceiro acordo comercial para a empresa após anúncios em Abu Dhabi e na Ucrânia no início de 2018.
A HyperloopTT será responsável por fornecer a tecnologia, o conhecimento de engenharia e os equipamentos essenciais. A Tongren Transportation & Tourism Investment Group será responsável pela certificação, pela estrutura regulatória e pela construção do sistema. A HyperloopTT trabalhará em parceria com o governo de Tongren na definição da rota do sistema. O financiamento será feito por meio de uma parceria público-privada com 50% dos recursos provenientes diretamente de Tongren.
Dirk Ahlborn, CEO da Hyperloop Transportation Technologies, disse "Acreditamos que a Hyperloop irá desempenhar um grande papel no Cinturão Econômico da Rota da Seda, conectando a região ao resto do mundo. A China gasta mais de US$ 300 bilhões anualmente em infraestrutura para atender às populações urbanas em rápido crescimento. Tendo trabalhado ao lado de nossos parceiros governamentais, o Hyperloop provou ser uma solução viável para esse problema imediato. Além disso, a topografia exclusiva de Tongren nos permitirá refinar nossos vários métodos de construção com nossos parceiros."
Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT, se manifestou dizendo "A China lidera o mundo na quantidade de ferrovias de alta velocidade construídas, e agora o país está procurando por uma solução de alta velocidade mais eficiente com o hyperloop. Passamos os últimos anos encontrando os parceiros certos para trabalhar na China e agora, com uma forte base de relacionamentos, estamos prontos para começar a trabalhar para criar o sistema junto com a estrutura adequada para a nação."
No Brasil
No início de abril, a HyperloopTT anunciou que o Brasil será sede do primeiro Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT, com uma estrutura de 22.000 metros quadrados na Cidade de Contagem, em Minas Gerais.
Ainda neste ano, o centro tem previsão para iniciar a operação, iniciando pesquisas para o desenvolvimento a inovação com novas soluções para o transporte logístico em todo o mundo. A unidade também contará com um laboratório de fabricação e um ecossistema de fomento a startups, universidades e cientistas focados em resolver desafios de logística e sustentabilidade. Isso inclui a Hyperloop Academy, que visa realizar projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento, como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações.
A HyperloopTT, com escritórios também no Rio de Janeiro e em São Paulo, está em fase de negociações para executar estudos de viabilidade em diferentes regiões do Brasil. O objetivo é checar a possibilidade de desenvolver o sistema, tanto para cargas quanto para passageiros em diferentes rotas no país. Estes estudos contemplam o aspecto regulatório, técnico e financeiro necessários para implementar o modal hyperloop no Brasil.