A IA começou a ganhar uma maior notoriedade em 2010, e desde então tem se observado uma carência de desenvolvedores e pesquisadores na área de IA. Um dos modos para mudar a situação é o investimento no setor. Para isso, o MIT anunciou uma iniciativa de IS$ 1 bilhão na área, com foco em uma faculdade de computação para o treinamento da próxima geração de especialistas em aprendizado de máquina.
A faculdade em questão não está associada somente ao treinamento de habilidade de IA. Segundo o presidente do MIT, L. Rafael Reif, ela irá focar no que chama de "os bilíngues do futuro". A ideia é que estudantes de diferentes áreas, como biologia, química, física, história, política e linguística saibam aplicar em máquinas.
Até agora, US$ 350 milhões já foram arrecadados para vil, proveniente de Stephen A. Schwarzman, CEO da empresa de private equity Blackstone. A escola irá receber o nome de Schwarzman. A expectativa é que a faculdade abra em setembro de 2019, sendo que um novo prédio deve ser concluído em 2022.
"À medida que a computação reformula nosso mundo, o MIT pretende ajudar a garantir que isso aconteça para o bem de todos", disse Reif em comunicado à imprensa. "O MIT Schwarzman College of Computing constituirá tanto um centro global para pesquisa e educação em computação quanto uma fundição intelectual para poderosas novas ferramentas de inteligência artificial. Tão importante quanto isso, o Colégio equipará estudantes e pesquisadores em qualquer disciplina para usar computação e inteligência artificial para avançar em suas disciplinas e vice-versa, bem como pensar criticamente sobre o impacto humano de seu trabalho ".
Fonte: The Verge