Já dizia o velho ditado: "A prática leva à perfeição". Isso é um fato, qualquer coisa que você vai fazer, quanto mais treinar, melhor será seu desempenho. E na fotografia não é diferente. Quanto mais você treinar, maior as chances de se tornar um bom fotógrafo. Por isso reunimos uma coleção de exercícios essenciais que o ajudarão a se tornar um fotógrafo melhor.
Independente se você está começando na fotografia, pensa em começar, ou até mesmo se você já é um fotografo profissional, mas sempre gosta de aprender um pouco mais, este artigo poderá ser de grande utilidade, pois você pode encontrar informações muito relevantes para este ofício aqui.
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7 exercícios para se tornar um bom fotógrafo
1. Medidor de ponto
Os modernos sistemas medidor de ponto das câmeras atuais têm ótimos modos de uso geral, que também são conhecidos como Medição parcial, Medição pontual, Medição matricial ou Medição ponderada ao centro, dependendo de qual marca de câmera você usa. Eles fazem um ótimo trabalho ao avaliar uma cena e definir boas configurações de exposição 'média', em muitas situações.
No entanto, não são cenas 100% infalíveis, ou muito escuras ou muito claras, ou a luz de fundo pode induzi-las a uma exposição excessiva, ou ainda à subexposição. Elas também não são psíquicas, e não sabem o que você está pensando quando você tira uma foto.
Mudar para medição pontual coloca você no controle de onde a câmera é medida, e ajuda você a desenvolver uma compreensão muito melhor do alcance tonal em uma cena.
Um sistema de medição pontual padrão permite que você faça medições a partir de uma parte muito pequena da cena, e sugere configurações de exposição que irão tornar seu alvo um meio-tom.
Consequentemente, você precisa tomar cuidado com o posicionamento deste local, estudar a cena cuidadosamente e decidir qual é a melhor área para fazer uma leitura.
Geralmente, é útil combinar a medição pontual com o bloqueio AE, pois isso corrigirá as configurações de exposição (após a medição) enquanto você compõe a imagem.
2. Verifique o histograma
Assim como os níveis são exibidos em pacotes de software de edição de imagens, como o Adobe Photoshop, o visor de histograma de uma câmera é um gráfico que representa o brilho dos pixels que compõem uma imagem.
A escala vai do preto, com uma leitura de brilho de 0, do lado esquerdo ao branco, com uma leitura de brilho de 255, à direita. Os picos no histograma indicam o número de pixels com esse brilho, e um grande pico significa que muitos pixels têm esse brilho.
Isso significa que uma imagem muito escura terá picos à esquerda do gráfico, enquanto uma imagem brilhante terá picos à direita.
Enquanto isso, uma cena 'ideal' corretamente exposta tem um histograma com a chamada distribuição 'normal', com um pico no meio e apenas alguns pixels muito claros e muito escuros.
Verificar o histograma após cada disparo aumentará sua compreensão da distribuição de brilho de uma imagem. Ele também permitirá que você determine se uma imagem está sub ou superexposta, com a maioria dos pixels sendo agrupados à esquerda ou à direita do gráfico, respectivamente.
3. Use uma única lente principal
Usando uma distância focal fixa ou fixa, a lente permite que você esqueça a distração de aumentar e diminuir o zoom. Em vez disso, você caminha em direção ou para longe de um objeto, avaliando-o pelo visor, e depois dispara ou se move novamente para encontrar um ponto de vista novo ou alternativo.
Isso obriga você a explorar o assunto mais completamente, e em breve você terá uma melhor compreensão do ângulo de visão da lente. Além de permitir que você fotografe com leveza, se levar apenas uma lente com você em uma sessão de fotos, você realmente conhecerá essa distância focal e, no futuro, poderá decidir qual é a lente melhor para usar na sua câmera apenas olhando para a cena, e enquadrando uma imagem em sua mente.
4. Defina um equilíbrio de branco específico
Os modernos sistemas automáticos de balanço de branco são extremamente capazes, mas não é recomendado confiar integralmente neles. Assim, você estaria fotografando com sua mente em neutro. Pode ser cômodo na maior parte do tempo, mas se a câmera entregar um resultado que você não gosta, você pode se ver um pouco preso nos resultados.
Use livremente a rede de segurança do balanço de brancos automático, e definir um valor de equilíbrio de brancos predefinido para as condições de iluminação adequadas. Você pode achar que a configuração de equilíbrio de branco Daylight ou Sunny produz os melhores resultados, mas vale a pena experimentar os outros, para avaliar seu impacto em uma variedade de condições e saber quando usar eles no futuro.
Não tenha medo de usar o equilíbrio de branco errado - você pode obter alguns resultados incrivelmente interessantes se usar uma configuração de tungstênio à luz do dia, criando imagens com uma atmosfera muito fria, por exemplo.
5. Definir um valor de equilíbrio de branco personalizado
É fácil definir o valor do balanço de branco personalizado de uma câmera, basta ajustá-lo para o modo correto (o manual explicará como encontrá-lo), e depois fotografar um cartão cinza, branco ou neutro, da mesma forma que o assunto. Bem, essa é a teoria. Na prática, pode ser um pouco mais complicado, porque o ângulo em que você segura o cartão pode ter um impacto enorme no resultado final.
Se a luz principal estiver vindo diretamente acima de seu objeto, por exemplo, e você inclinar a carta ligeiramente para baixo, em direção a uma área colorida sob seu assunto, você verá que o resultado é muito diferente do que você recebe se você segurar o cartão levemente inclinado para cima.
Aprenda como fazer uma configuração de equilíbrio de branco personalizada com sua câmera, e experimente segurar um cartão de equilíbrio de branco em ângulos diferentes, para ver por si mesmo e aprender.
Se você achar que não gosta da aparência neutra das imagens que sua câmera produz nesse modo, experimente os controles de ajuste até encontrar uma configuração que funcione para você.
6. Use o modo de exposição manual
Embora os modos de exposição Prioridade Abertura (AV ou A) e Prioridade Obturador (TV ou S) sejam muito úteis, eles lhe tiram a decisão de como a imagem deve ser, mais clara ou escura.
O modo de exposição Manual coloca você no comando e obriga a pensar sobre o brilho de um assunto, e seus arredores. Isso também significa que você deve considerar tanto a profundidade de campo, quanto o movimento de congelamento ou desfoque.
Pode ser útil combinar este exercício com o uso de medição pontual, pois permitirá definir configurações de exposição selecionadas, que funcionem para uma parte específica da cena.
7. Publique uma única imagem todos os dias
Em vez de fotografar de maneira esporádica e postar imagens no Facebook, Twitter, Flickr, Instagram ou em qualquer outra rede social como e quando quiser, tente postar ao menos uma imagem por dia.
Isso incentivará seus poderes de criatividade, ajudando você a encontrar novos assuntos e explorar novas áreas ou gêneros de fotografia. Isso também significa que você precisa avaliar criticamente cada imagem, para escolher a melhor foto desse dia e postar.
Onde quer que você publique sua imagem, divulgue o que está fazendo, pois isso reforçará seu compromisso com seus seguidores. Também é sempre uma boa ideia solicitar críticas construtivas para ajudá-lo a ver suas fotos de outro ponto de vista, e melhorar como fotógrafo.
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