Cada vez mais as pessoas estão migrando suas leituras para os arquivos digitais conhecidos como ebooks. Seu custo mais baixo e sua natureza portátil atraem muitas pessoas que gostam de ler, mas que nem sempre podiam comprar um livro físico, ou acabavam esquecendo-o em uma estante. Mas você conhece os diferentes formatos de ebooks, como EPUB, MOBI, AZW ou IBA?

Ao contrário dos MP3s, que você pode jogar em qualquer player de música e ouvir o som, os ebooks são um labirinto de formatos, privados e abertos. Para complicar ainda mais, nem todos os leitores eletrônicos suportam todos os formatos.

Os diferentes formatos de Ebook: EPUB, MOBI, AZW, IBA e outros

Neste artigo, analisamos alguns dos formatos mais comuns, explicamos seus prós e contras e informamos quais leitores os suportam.

1. EPUB

O EPUB é o formato de arquivo de ebook mais adotado. Inicialmente desenvolvido pelo International Digital Publishing Forum (que agora faz parte do World Wide Web Consortium), ele substituiu o antigo Open ebook format (OEB) em 2007.

Como o EPUB é gratuito, padrão aberto e independente de fornecedor, ele se tornou o formato de e-book mais comum. Ele pode até mesmo suportar imagens coloridas, gráficos SVG, elementos interativos e vídeos completos.

De muitas maneiras, é o equivalente do MP3 - tanto de uma maneira boa quanto ruim. Quase todos os e-readers e sistemas operacionais de computador aceitam o formato, mas os editores também podem envolvê-lo em qualquer sistema DRM de sua escolha (embora você possa remover o DRM em qualquer e-book que você possua).

E o lado negativo? Dispositivos como Amazon Kindle não podem lê-lo (exceto para o tablet Kindle Fire). Se você tiver um livro no formato EPUB que deseja ler no seu Kindle, terá que converter os e-books em um formato diferente, usando o Calibre.

2. MOBI

Assim como o EPUB, o formato MOBI também cresceu a partir do antigo formato OEB. A empresa francesa Mobipocket forneceu o cartão em 2000 e foi a base do software Mobipocket Reader.

A Amazon comprou a empresa em 2005, e permitiu que ela prosperasse por 11 anos. Em outubro de 2016, a Amazon finalmente encerrou o site e os servidores do Mobipocket, mas o formato MOBI continua existindo.

Existem algumas diferenças importantes entre o EPUB e o MOBI. Mais pertinentemente, não é um padrão aberto e, portanto, não está publicamente disponível. Também não suporta som ou vídeo.

Mais uma vez, é apoiado por todos os principais leitores eletrônicos, com uma exceção: o Barnes and Noble Nook.

Nota: O formato MOBI também usa a extensão PRC.

3. AZW e AZW3

As extensões AZW e AZW3 são os dois formatos de e-books da Amazon. O AZW é o mais velho dos dois; estreou ao lado do primeiro Kindle, em 2007. O AZW3 chegou em 2011, com o lançamento do Kindle Fire reader.

Sempre que você comprar ou baixar um e-book da Amazon, você o receberá no seu dispositivo em um dos dois formatos. O AZW3 é mais avançado que o AZW. Ele suporta mais estilos, fontes e layouts.

Nos bastidores, ambos os formatos são extremamente semelhantes ao formato MOBI. Embora nunca tenha sido confirmado publicamente, é amplamente aceito que a razão pela qual a Amazon comprou o Mobipocket foi para que ele pudesse usar a tecnologia subjacente como base para seu formato AZW. Ao contrário do MOBI, os formatos da Amazon suportam vídeo e som.

Como o AZW é proprietário, ele não é amplamente suportado em leitores eletrônicos como EPUB e MOBI. Naturalmente, todos os produtos Kindle da Amazon podem ler o formato, mas outros dispositivos populares, como o Nook e o Kobo e-readers, não podem.

O Android e o iOS podem ler o AWZ e também podem ser lidos em aplicativos populares de gerenciamento de e-books, como o Caliber e o Alfa.

4. IBA

O outro formato de ebook que você provavelmente encontrará é o IBA. É o formato usado para livros criados no aplicativo iBooks da Apple.

Tecnicamente, o formato é muito semelhante ao EPUB. No entanto, ele depende do código do widget personalizado no aplicativo da Apple Books para funcionar e, portanto, não pode ser lido universalmente em todos os e-readers.

Lembre-se, esse formato é usado apenas para livros escritos no iBooks Author. Se você comprar e-books no iTunes, eles serão entregues no formato EPUB (apesar de serem restritos por DRM). O formato iBook suporta vídeo, som, imagens e elementos interativos.

5. PDF

O último formato importante de ebook em circulação é PDF. Devido à ampla adoção do formato na Web, os PDFs se tornaram uma forma popular de oferecer e-books.

Sua grande desvantagem é a falta do Reflowing, termo usado para descrever quando um arquivo pode adaptar sua apresentação de acordo com o tamanho da tela, ou com as configurações selecionadas pelo usuário.

Todos os formatos de ebook dedicados oferecem refluxo com base na seqüência de objetos no fluxo de conteúdo. O formato PDF pode circunavegar a falta de refluxo regular, usando tags para definir a estrutura subjacente de um documento. No entanto, os PDFs marcados ainda não são bem suportados pelos leitores de e-books.

No lado positivo, é apenas o segundo formato na lista que é padrão aberto; tornou-se ISO 32000 em 2008.

Outros formatos de Ebook

Existem alguns formatos menos comuns, que você pode ver de tempos em tempos:

LRS, LRF e LRX

LRS, LRF e LRX são as extensões de arquivo para o formato de e-book de banda larga. Eles eram formatos proprietários que a Sony criou para uso em sua própria gama de leitores de e-books.

O LRS agora é um padrão aberto, mas o LRF e o LRX permanecem fechados. Independentemente disso, a Sony abandonou todos os três formatos.

FB2

O FB2 baseado em XML começou na Rússia. É comum entre os colecionadores de e-books, graças à sua capacidade de armazenar metadados dentro do próprio arquivo de e-book.

Ele também é muito usado como formato de armazenamento, devido à facilidade com que pode ser convertido em outros formatos.

DJVU

DJVU é popular na comunidade científica. Possui uma compressão que é aproximadamente 10 vezes melhor que PDF; Ele pode armazenar mais de 100 digitalizações em preto e branco em menos de um megabyte.