A tecnologia está cada vez mais atuante no mundo dos carros. A Volvo Cars, por exemplo, deve instalar em sua próxima geração de automóveis, câmera e sensores que devem detectar motorista embriagados ou mesmo distraídos. O objetivo é intervir uma condução perigosa.
Os carros da Volvo, a partir do próximo ano, terão a capacidade de perceber quando um motorista estiver visivelmente embriagado ou mesmo estiver conduzindo o automóvel de modo totalmente errado. O carro também poderá intervir caso os sinais de alerta não estejam sendo usados corretamente.
O veículo, em tais condições, poderia limitar a velocidade, alertar um serviço de assistência, ou mesmo "como última alternativa de ação", reduzir a velocidade e estacionar, disse a Volvo através de comunicado.
Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, diz que espera que as medidas possam salvar vidas e ainda tornem o seguro automotivo mais barato para os clientes da Volvo.
"Oferecer seguro ao clube dos 180 km/h não deveria ser mais favorável do que assegurar a comunidade que defende ’velocidade livre para cidadãos livres’?", disse Samuelsson.
A Volvo espera conseguir detectar através de suas câmeras a falta de comandos de direção por longos períodos, motoristas de olhos fechados e "mudanças extremas de pista" ou mesmo "tempos de reação excessivamente lentos", disse a Volvo.
"Muitos querem poder emprestar o carro a amigos e familiares, mas não sabem bem como garantir que eles estejam seguros nas ruas", disse Samuelsson no comunicado, em caso de empréstimo do carro. "O recurso Care Key oferece uma boa solução e uma maior tranquilidade."
Fonte: Exame