Essas baterias são, atualmente, o que há de mais moderno no que diz respeito à alimentação dos veículos elétricos, sendo a aposta de muitos especialistas para substituir as baterias de íon-lítio.
A empresa britânica OXIS Energy UK será a responsável por essa unidade fabril digital, que está sendo construída pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A empresa pública mineira, por sua vez, já investiu 60 milhões de dólares na construção da fábrica na capital do estado.
A expectativa é de que a fábrica, que será administrada pela OXIS Energy Brazil Holdings, seja concluída e entre em funcionamento até 2022. A partir de então, a capacidade de produção inicial será de dois milhões de células por ano. A ideia da OXIS, no entanto, é elevar esse número para cinco milhões até 2025.
O CEO da OXIS, Huw Hampson-Jones, elogiou a decisão tomada pela Codemge de investir no desenvolvimento da fábrica. Para ele, a iniciativa "tem enorme importância para a adoção de veículos elétricos puros no mundo", e mostra visão do governo de Minas Gerais nesse sentido. A chegada da OXIS a Minas Gerais está diretamente ligada às reservas mineiras naturais de lítio presentes no estado.
Veículos elétricos no Brasil
Segundo a OXIS, as baterias de lítio-enxofre serão produzidas para atender três setores: aviação, defesa e veículos elétricos, como ônibus, caminhões e veículos comerciais leves. A abertura da fábrica no Brasil, indiretamente, aumenta a expectativa pela chegada das primeiras lojas de carros elétricos no país.
A Tesla, pioneira na fabricação dos veículos elétricos no mundo, já esteve envolvida em muitos rumores sobre a abertura de lojas no Brasil. O último deles surgiu no Salão de Paris, no fim do ano passado. Atualmente, os carros da marca são vendidos apenas pela loja Elektra, em São Paulo, de forma independente.
Ainda não há nada oficial que relacione a produção das baterias de lítio-enxofre no país com a vinda das primeiras lojas da empresa de Elon Musk para o Brasil. Mesmo assim, já existem investidores comprando ações da Tesla na expectativa de um futuro promissor para os veículos elétricos, não só em solo verde-amarelo, mas no mundo inteiro.
A segurança das baterias de lítio-enxofre
Ao apresentar o projeto para a produção das bateria de lítio-enxofre no Brasil no Fórum Aeroespacial de Belo Horizonte, no final de 2018, a OXIS fez questão de apresentar os pontos positivos deste tipo de alimentação.
Segundo a empresa, além de serem mais potentes do que as baterias de íon-lítio, as lítio-enxofre também são muito mais seguras. Isso porque possuem uma camada de pacificação de lítio cerâmico, bem como um eletrólito não inflamável. Ainda de acordo com a OXIS, graças a esses mecanismos, as chances dessas baterias pegarem fogo ou explodirem de repente são quase zero.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.