Durante a conferência de desenvolvedores anual do Facebook ocorrida na última terça-feira (30), foram anunciadas diversas mudanças na rede social. As principais alterações incluem questões de privacidade, segurança, design e layout.
O novo design do Facebook, apelidado de FB5 pelo CEO da empresa Mark Zuckerberg será percebido primeiramente em sua versão para smartphones, depois chegando à web nos Estados Unidos e Canadá e só então se espalhando ao restante do globo.
Layout
Segundo anunciado no evento, a primeira diferença sentida pelos usuários será a troca dos espaços azuis por branco. Para quem não se adaptar a essa mudança, haverá a opção de "modo escuro" disponível.
A estrutura dividida em três colunas permanecerá intacta, porém seu conteúdo será maior e mais legível, assim como o cabeçalho que facilitará a navegação entre Notificações, Grupos, Messenger e Facebook Watch.
Outros pontos que ficarão mais legíveis serão lista de Grupos e amigos ativos. Segundo a empresa, o objetivo disso é facilitar a localização do que o usuário está procurando.
Privacidade
Mark Zuckerberg afirmou que ao longo dos últimos 15 anos o site foi construído como uma espécie de praça pública - um local para encontrar pessoas e se conectar com o mundo. Agora, o objetivo do Facebook é fazer o usuário se sentir em sua sala de estar, oferecendo conexões mais íntimas e privacidade.
Seguindo esse raciocínio, os grupos do Facebook sofrerão algumas mudanças: serão separados por categorias, oferecerão ao usuário a possibilidade de se fazer perguntas anônimas e de ter conversas protegidas. No Feed de Notícias de usuário aparecerão mais conteúdos desses grupos, além de sugestões de outros que podem ser do seu interesse.
Segurança
Zuckerberg ainda afirmou que no quesito de vazamento de dados, levará anos até que o Facebook mude sua mentalidade para que seu modelo de negócios busque a proteção de dados de usuários. Para ele, esse futuro significa conversas criptografadas e cada vez menos mensagens vazadas de dentro do site.
O que foi garantido, de certa forma, é que as novas mudanças estão focadas na privacidade das trocas de mensagens entre os usuários. No entanto, não se sabe se o Facebook continuará tendo acesso aos seus gostos e interesses para direcionar publicidade.
O CEO ainda disse que o Facebook como conhecemos hoje logo chegará ao fim. Para ele, esse modelo que conhecemos não é mais o ideal - principalmente após a plataforma ser alvo de várias polêmicas e enfrentar diversos processos.
Meet New Friends, Facebook Dating e Instant Secret Crush
A ideia de tornar o site uma sala de estar não exclui a ideia de se conhecer pessoas.
O Meet New Friends será um recurso opcional que sugere novos amigos com base nos interesses, grupos ou localizações compartilhadas do usuário, conectando-o a outros que também estejam em busca de novas conexões.
Já o Facebook Dating se assemelha a outros aplicativos de relacionamento como Tinder e Happn. Também será opcional e apenas exigirá que o usuário tenha uma conta no Facebook para poder usá-lo. A empresa garante que nenhuma atividade executada no Facebook Dating será compartilhada no site principal.
Por fim, o último recurso anunciado pela empresa é o Instant Secret Crush. Ele exige o uso do Facebook Dating e permite ao usuário selecionar até nove amigos por quem ele tem algum sentimento romântico. Se dois usuários se escolherem, o interesse será revelado.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.