Ontem na Casa Branca, nos EUA, houve um evento para apresentar uma nave espacial. O projeto foi apresentado por Jeff Bezos, fundador da Amazon e da Blue Origin. Essa é uma ideia ambiciosa de Jeff com o intuito de proporcionar uma oportunidade de prosperidade da espécie humana no futuro.
Segundo Jeff, a única forma de garantir a sobrevivência da humanidade, sua evolução, é transportar as pessoas para outros planetas. Ele diz que o verdadeiro entrave para tornar essa ideia realidade se resume na falta de logística e infraestrutura para reduzir o custo de uma viagem pelo universo. O fundador da Amazon ainda falou "O trabalho da minha geração é construir essa infraestrutura. Vamos construir o caminho para o espaço".
O módulo lunar que está sendo projetado a mando do fundador da Blue Origin se chama Blue Moon. A nave é capaz de transportar robôs e grandes cargas (3,6 a 6,5 toneladas) e tem como fonte de combustível hidrogênio líquido. É possível facilmente modificar a estrutura para adicionar a capacidade de transportar pessoas, basta a empresa desenvolver um veículo secundário de subida, pressurizado e acoplável ao módulo principal. Mas antes de levar tripulantes à lua, pretende-se realizar uma missão não tripulada para testar a nave e verificar suas capacidades, bem como seu nível de segurança.
A Blue Moon ainda possui tecnologias como, por exemplo, um sistema de bordo capaz de navegar no espaço e internet para se comunicar com a terra. Será possível também acoplar em sua estrutura microssatélites para alocar na órbita lunar. Ainda há a possibilidade de se levar um rover para realizar missões de exploração na lua.
Segundo Jeff, a idéia de que seu projeto da nave Blue Moon seja finalizado até 2024 e pouse na Lua. O ano foi escolhido propositalmente, pois a NASA pretende levar novos astronautas a Lua no mesmo ano.
Fonte: Canal Tech