A americana Uber lançou, na última quarta-feira (15), um novo recurso para seus usuários: o Quiet Mode. Com ele, o passageiro pode informar aos motoristas se prefere ficar em silêncio ou conversar ao longo da viagem. O recurso está disponível apenas nos Estados Unidos para as categorias Uber Black e Uber Black SUV.
Tudo que o usuário precisa fazer é, antes de solicitar o carro, acessar seu aplicativo e entrar na janela "preferências de motorista". Ele então pode escolher entre as opções "prefiro silêncio", "feliz em conversar" e "sem preferência".
Segundo o gerente de produtos da empresa, Aydin Ghajar, o objetivo da Uber em oferecer esse tipo de preferência aos seus usuários premium é criar um diferencial entre estes produtos e os regulares, além de incentivar o uso do aplicativo por mais usuários.
Ghajar também informou que a criação do Quiet Mode era um pedido recorrente dos usuários - principalmente do sexo feminino. Diversas mulheres relataram situações desconfortáveis ao conversar com motoristas homens e disseram ter receio de pedir para que eles ficassem em silêncio. Isso vai desde conversas indesejadas em dias cansativos até assédios. Dessa forma, o Quiet Mode serve não apenas para "ficar em paz", mas também para que mulheres possam se sentir mais seguras ao viajarem com a Uber.
No entanto, a empresa reforça que os motoristas são trabalhadores independentes, o que significa que podem ignorar a preferência do passageiro caso queiram. O máximo que o usuário pode fazer neste caso é dar uma avaliação ruim ao motorista.
Categorias Premium
Além do Quiet Mode, as categorias premium (Uber Black e Uber Black SUV) oferecem também: a possibilidade de escolher a temperatura do carro e informar a quantidade de bagagens que pretende transportar - fazendo com que o motorista escolha um local adequado para estacionar e auxiliar o passageiro com as malas.
Os preços podem dobrar em comparação com UberX e até triplicar no caso do UberPool.
O Quiet Mode está disponível apenas nos Estados Unidos. No entanto, a expectativa é de que o recurso chegue a outros países em breve.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.