Um grupo de brasileiros foi um dos 20 vencedores da Google Impact Challange - concurso mundial da Google voltado para inovações tecnológicas. O Hand Talk é um aplicativo que realiza tradução do português para a língua brasileira de sinais, a libras. O avatar consegue traduzir tanto frases ditas quanto digitadas.
O prêmio oferecido pela Google é dividir o investimento de US$ 25 milhões com os outros 19 ganhadores, além de receber orientações de especialistas em AI da empresa.
O Hand Talk foi criado em 2012 e foi baixado 2 milhões de vezes desde então. Ele é gratuito, está disponível para Android e iPhone e conta ainda com um dicionário em cinco disciplinas escolares e videoaulas temáticas que ensinam, em libras, termos de tecnologia, supermercado, instrumentos musicais, etc.
O grupo responsável pelo aplicativo é de Maceió. Juntos, eles deram origem ao Hugo, um avatar 3D que é o responsável pela tradução. Basta o usuário falar ou digitar algo no celular que Hugo rapidamente repete tudo em libras.
O objetivo dos criadores do Hand Talk agora é o contrário: fazer com que o aplicativo consiga reconhecer libras e traduzir para o português - e é aí que entra a Google. Dois dos sócios apresentaram o aplicativo no encontro anual da empresa na Califórnia. Agora eles vão passar mais uma semana na cidade, onde conhecerão um mentor que os auxiliará no projeto.
A dificuldade maior neste caso é montar um banco de dados de sinais com o qual o aplicativo consiga cruzar informações com as imagens que forem captadas por uma câmera.
Além disso, existem mais de 200 línguas de sinais ao redor do mundo, o que significa que, para fazer o projeto crescer, será preciso estender o serviço.
Ao todo, 119 países concorreram neste concurso da Google. O Hand Talk e um aplicativo colombiano são os únicos vencedores da América Latina - enquanto os Estados Unidos possuem nove representantes de 20 ganhadores.