As redes sociais são ótimas para conectar pessoas, compartilhar notícias e informações, além de você poder expor suas opiniões políticas sem restrições. Mas, infelizmente, o anonimato e amplo alcance tornam este caminho fácil para que algumas pessoas espalharem o ódio. Com a polarização política que há no brasil desde meados de 2013 (e que só aumentou), vimos muitos casos de ódio contra grupos específicos.
No Twitter, já vimos frases horríveis dirigidas às pessoas nordestinas, negras, idígenas e mulheres. No Facebook, os usuários relatam memes, grupos e comentários violentos direcionados a pessoas membros da comunidade LGBTQ.
Mas é possível que a justiça seja feita nas redes sociais. Plataformas como Twitter e Facebook têm ferramentas que permitem aos usuários denunciar assédio e incitação ao ódio, embora as limitações dos sites signifiquem que muitos relatórios tendem a não ser abordados.
Ainda assim, vale a pena fazer o esforço se você ver mensagens ameaçadoras on-line. Há também fontes externas às quais você pode recorrer se você se deparar com atos de viés perturbadores nas redes sociais. Mas, antes de qualquer medida judicial, há a possibilidade de relatar o discurso do ódio nas principais plataformas de rede social com facilidade.
O que é o "discurso de ódio"?
Discurso de ódio é uma espécie de conceito amorfo. Como Susan Benesch, fundadora e diretora do Dangerous Speech Project diz, "Não existe uma definição consensual para o discurso de ódio. Por essa razão - e também porque qualquer definição de discurso de ódio é altamente dependente do contexto - não existe uma maneira consistente ou confiável de identificá-lo on-line".
Ainda assim, o discurso de ódio "muitas vezes parece com ataques a pessoas por sua percepção de raça, cor, religião, etnia, gênero e orientação sexual", diz Evan Feeney, diretor da Campanha de Mídia, Democracia e Justiça Econômica da Color of Change. "Qualquer coisa que atinja alguém por essas características imutáveis - que incite a violência contra essas pessoas, esforços para intimidar ou assediar, ou ainda compartilhar nomes que perpetuem tropos prejudiciais."
Existem vários graus de discurso de ódio, e a retórica pode passar de linguagem preconceituosa a ameaças de violência. Como Zahra Billoo, diretor executivo da filial do Conselho de Relações Americano-Islâmicas da San Francisco Bay Area (CAIR), colocou: "Eu odeio todos os muçulmanos" é um tipo de discurso de ódio. "Eu odeio todos os muçulmanos e quero matá-los" é uma escalada. "Quando há uma ameaça específica contra uma pessoa específica", diz Billoo, as apostas aumentam. "Eu odeio Zahra e estou indo para a casa dela, e vou esperar por ela lá fora para espancá-la com um machado, está além do discurso de ódio. É uma ameaça".
Observe que, embora você consiga fazer com que o Twitter ou o Facebook bloqueiem um usuário que diga "querer matar" um grupo de pessoas, sem incluir nenhuma especificação, normalmente, a aplicação da lei não abordará esse tipo de ameaça geral.
Outros exemplos de discursos de ódio, especialmente nas redes sociais, incluem insultos étnicos, linguagem "codificada" (alguns grupos antissemitas, por exemplo, usam um símbolo ((( echo ))) em torno dos sobrenomes dos usuários ou grupos judeus, e imagens violentas.
Veja como você pode denunciar anonimamente o assédio on-line.
Como denunciar discurso de ódio no Facebook
Você pode denunciar uma foto ou postar, um grupo ou uma mensagem no Facebook Messenger. Você também pode alertar o Facebook se alguém lhe ameaçar.
Como denunciar discurso de ódio em posts no Facebook
- Se você ver uma foto ou postagem imprópria contra os Padrões da comunidade do Facebook, clique em Enviar feedback sobre esta postagem.
- Selecione na lista de opções, como nudez, violência, assédio e muito mais, clique em Enviar Feedback.
Como denunciar discurso de ódio em grupos do Facebook
- Selecione o grupo que você deseja denunciar. Toque ou clique no botão Mais .
- Selecione Dar feedback ou Denunciar grupo .
- Escolha na lista de opções o que há de errado com o grupo. Toque ou clique em Enviar .
Como denunciar discurso de ódio no Facebook Messenger
- Se alguém estiver assediando você em uma conversa secreta no Messenger, toque em seu nome na parte superior.
- Toque em Bloquear > Bloquear no Messenger . Você também pode bloqueá-los no Facebook a partir daqui.
- Volte e toque em Algo está errado.
- Selecione na lista de opções, como assédio, suicídio ou autoagressão, discurso de ódio e muito mais. Toque em Enviar feedback . A equipe de ajuda do Facebook receberá as mensagens assim que você enviar seu relatório.
Como denunciar discurso de ódio no Twitter
Você pode denunciar um tweet ou uma conta inteira.
Como denunciar discurso de um tuíte
- Toque ou clique no ícone de seta para baixo no Tweet.
- Clique ou toque em Denunciar Tweet e selecione É abusivo ou prejudicial .
- Escolha entre as opções de porque é abusivo ou prejudicial.
- Algumas opções incluem desrespeito ou ofensivo, assédio direcionado e direciona o ódio a um grupo.
Como denunciar uma conta no Twitter
- No perfil da pessoa, clique no ícone de três pontos empilhados.
- Clique em Denunciar e selecione Seus Tweets são abusivos ou odiosos ou Suas informações de perfil e / ou imagens incluem conteúdo abusivo ou de ódio .
- Selecione os motivos pelos quais o usuário está sendo abusivo ou odioso.
- Algumas opções envolvem assédio direcionado, ameaçando a violência, encorajando o suicídio.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.