Entre 2011 e hoje, muita coisa mudou, na época que a Leap Motion apareceu confesso ter ficado louco com a possibilidade de controlar o meu PC somente fazendo movimentos com as mãos.
A empresa havia iniciado a arrecadação para construir e levar ao consumidor final o sensor e o software responsável por fazer a mágica.
Na época, Buckwald, CEO da empresa, disse que estava desenvolvendo uma tecnologia sensível ao movimento que era "radicalmente mais poderosa e acessível do que qualquer coisa disponível", embora mantivesse muitos detalhes em segredo.
As demonstrações do Leap Motion continuaram a impressionar; a equipe conquistou US$12,8 milhões da Série A em 2012 e arrecadou US$30 milhões na Série B no ano seguinte.
Em 2013, a empresa se preparava para enviar seu produto de consumo no ano seguinte.
Quando a empresa começou a mostrar publicamente sua tecnologia, o hype aumentou absurdamente e a construir do módulo de pré-lançamento que prometia substituir o teclado e o mouse por um PC.
O dispositivo era apenas um hub de câmeras infravermelhas; a magia estava no software que podia construir modelos esqueléticos das mãos e dos dedos do usuário com precisão.
Mas o lançamento não foi tão bom quanto planejado para o Leap Motion, que vendeu 500 mil dos módulos para os consumidores. O dispositivo foi prejudicado pelo fraco suporte ao desenvolvedor e por um sistema de controle mal unificado.
Como resultado a empresa demitiu uma parte dos funcionários e começou a concentrar seus esforços mais seriamente em se tornar o principal player para realidade virtual e fones de realidade aumentada.
A Apple supostamente tentou colocar as mãos na tecnologia de rastreamento de mão, mas a Leap Motion rejeitou, mas agora a startup de consumo de nove anos está sendo absorvida pelos mais novos, voltados para a empresa UltraHaptics.
O Wall Street Journal informou pela primeira vez o acordo esta manhã; O relatório detalhou ainda que o preço de compra foi de apenas US$30 milhões, quase um décimo da avaliação mais recente da empresa.
O CEO Michael Buckwald também não ficará na empresa após a aquisição. A Leap Motion levantou quase US$94 milhões de suas demonstrações de tecnologia de rastreamento manual, mas eles foram incapazes de se concentrar em uma base de clientes que pudesse sustentá-los.
A venda da empresa para a UltraHaptics, uma startup que há muito tempo utiliza a tecnologia da Leap Motion para integrar sua solução de feedback tátil ultrassônico, representa apenas o fraco trabalho que a Leap Motion isolou sua base de clientes e sua relutância em afastar-se dos mercados consumidores.
O rastreamento de mão ainda pode acabar mudando a maneira como interagimos com nossos computadores e dispositivos, mas a Leap Motion e seus investidores posteriores não se beneficiarão com essa trilha.