Hoje, pela manhã, o site Reuters noticiou que o Facebook não irá mais permitir que a Huawei realize a pré-instalação (para vir de fábrica) dos aplicativos que ele é responsável (Facebook, Instagram, WhatsApp) nos smartphones. A cada semana que passa a chinesa fabricante de smartphones sofre cada vez mais cortes de empresas dos EUA ou até mesmo daquelas que tem relação com o país.
Os usuários de smartphones da Huawei ainda podem realizar o download dos aplicativos pertencentes ao Facebook e receberão atualizações normalmente na Play Store. O que ocorrerá é que apenas não será mais possível fazer a instalação dos aplicativos na fábrica para quando o usuário abrir a caixa e ligar o celular, encontrar os apps já estejam "prontos" para uso.
Esse movimento da gigante das redes sociais não chega a ser tão prejudicial para a Huawei quanto os cortes que aconteceram como, por exemplo, o do Google, da ARM e da Microsoft, que atenua muito a produção de dispositivos móveis da empresa. Esse impedimento do Facebook só fará com que os usuários tenham que instalar por conta própria os aplicativos.
O Google garante que dará uma licença temporária para que os usuários dos smartphones da chinesa continuem a receber atualizações de segurança. Entretanto, o prazo que a empresa deu foi inicialmente de 90 dias para manter esta promessa e não sabemos se será prorrogado ou não (torcer para que sim).
Posicionamento oficial da Huawei:
A Huawei entrou em contato com o Oficina da Net para mandar seu posicionamento oficial:
O Facebook é um aplicativo de terceiros. Com relação às matérias publicadas pela imprensa, gostaríamos de informar que, como muitos outros aplicativos de acesso público, o Facebook continuará funcionando normalmente nos dispositivos Huawei.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.