A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, neste mês de junho, que consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing vindas de operadoras de celular possam evitar esse incômodo. A ideia é que o consumidor entre em uma lista que é proibida de ser acionada pelas ligações.
Essas empresas possuem um prazo de 30 dias para implantar um serviço de abrangência nacional que evite o contato não autorizado. Mas, caso você ainda não saiba, é possível já bloquear algumas ligações indesejadas por meio do PROCON de alguns estados. Estão incluídos todos os serviços de telemarketing, menos pedidos de doação e serviços de cobrança.
Como impedir seu número de receber chamadas de telemarketing
Antes de mais nada, é preciso ver se o PROCON do seu estado oferece o serviço de bloqueio. Vamos usar como exemplo do passo-a-passo o de São Paulo, mas pelo que foi apurado pelo Oficina da Net, a maioria dos estados segue um sistema parecido.
É preciso, portanto, entrar primeiro no site do PROCON. No caso do de São Paulo, logo na home já aparece a opção do bloqueio. Caso o do seu estado não seja assim, pesquise palavras-chave e certamente você será encaminhado ao link do bloqueio.
Você então será levado para uma página onde é solicitado o acesso a outro link para acionar o sistema. No sistema há a opção de bloquear ou desbloquear um número - assim como a opção de reclamar de uma instituição que continua ligando mesmo após o bloqueio e a opção "sou fornecedor", voltado para as empresas de telemarketing que desejam ter acesso aos números bloqueados.
Ao clicar na opção de "bloquear ou desbloquear", você será levado a uma página em que há mais duas opções: cadastrar um número de telefone ou a entrar no sistema com um cadastro já realizado.
Depois de selecionada a opção de cadastrar o número, é preciso apenas preencher os campos com suas informações e confirmá-las.
É importante ressaltar que apenas cadastrar o número telefônico às vezes não é o suficiente: é por isso que o PROCON oferece um campo de reclamações. É preciso que o usuário faça reclamações caso continue recebendo ligações, para que o PROCON possa penalizar a empresa em questão.
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