A chinesa Baidu realizou uma parceria com as empresas Zhejiang Geely Holding Group e Toyota Motor Corp para a realização de projetos relacionados à utilização de inteligência artificial (IA) em veículos autônomos.
Através do acordo feito, a japonesa Toyta e a Geely estão trabalhando em conjunto com a Apolloo, a plataforma de direção autônoma da Baidu.
O Apollo Minibus é um software para ônibus autônomos desenvolvido pela Baidu e será utilizado, para testes, em veículos e-Palette da fabricante de carros Toyota. Pretende-se, dessa forma, estudar mais utilizações de tecnologias de condução autônoma, de acordo com o vice-presidente da Baidu, Li Zhenyu, que é o responsável pela unidade de condução inteligente.
Grandes montadoras de veículos, grandes empresas e startups estão em busca do desenvolvimento a todo custo da direção autônoma, porém, segundo especialistas, para que seja de fato lançado no mercado está tecnologia, serão necessários anos.
O maior mercado de veículos do mundo é a China e o país está investindo muito em automação para concorrer em pé de igualdade com empresas como, por exemplo, a Tesla e a Waymo, seção de direção autônoma da Google.
Já pensando no desenvolvimento da tecnologia, o governo chinês anunciou diretrizes locais de testes de veículos autônomos para algumas cidades como, por exemplo, Pequim e Xangai. A Baidu já possui autorização para realizar testes de seus veículos autônomos em algumas ruas da cidade.
Fonte: Reuters