A subsidiária Alphabet Inc. está testando o Wi-Fi de cortesia em sua "robotaxis" em Phoenix, Arizona, onde centenas de minivans idênticas e sem motoristas carregam passageiros desde dezembro.
No final de abril, a Waymo lançou streaming de música sem anúncios para passageiros por meio do Google Play Music.
A Waymo também atraiu as famílias com vantagens não tecnológicas: instalou uma cadeirinha infantil em cada minivan e garantiu que os veículos chegassem a uma temperatura de 22 graus celsius no calor do deserto do Arizona.
"Quando pressiono o botão do Waymo, sei exatamente o produto que estou comprando", disse Jordan Ranous, 26 anos, analista do banco de Phoenix que disse que faz quatro viagens de ida e volta para Waymo todas as semanas.
A cidade de Chandler, a cerca de 32 km a sudeste de Phoenix, no mês passado, começou a permitir que os funcionários utilizassem o Waymo para viagens relacionadas ao trabalho, com o objetivo de aumentar a produtividade dos trabalhadores.
O desafio do Waymo é provar que a hospitalidade e a conectividade podem gerar lucros. O Waymo atualmente cobra taxas comparáveis às do Uber e do Lyft, cuja dependência de tarifas acaba causando prejuízos às empresas.
A Waymo, foi considerada a empresa mais avançada do mundo no desenvolvimento de tecnologias para veículos autônomos. O ranking da consultoria Navigant Research analisou as principais empresas do segmento e listou as mais desenvolvidas em projetos de carros autônomos, veja:
- Waymo
- GM Cruise
- Ford
- Aptiv
- Intel-Mobileye
- Volkswagen
- Daimler-Bosch
- Baidu
- Toyota
- Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi
A eliminação de motoristas reduziria os custos de mão de obra. Serviço consistente e de qualidade pode permitir que a empresa cobra tarifas mais altas, enquanto a transmissão de música, internet e vídeo pode gerar taxas extras ou vendas de anúncios.
Analistas de investimento de Wall Street estimaram o valor da Waymo em mais de US$100 bilhões, presumindo que os serviços internos contribuam com receita.
"Aqueles que vencerem este espaço terão a solução mais conveniente e a melhor experiência", disse Mark Boyadjis, líder global em tecnologia automotiva da empresa de pesquisa IHS Markit.
A Waymo informou que seu principal negócio é cobrar por passeios, e não por publicidade. O fornecimento de vantagens de "personalização" cria uma sensação de liberdade, disse ele.
Atualmente a Waymo está fazendo testes de uso do Wi-Fi em suas minivans Chrysler Pacifica, dentro de uma cobertura de 100 milhas quadradas ao redor de Phoenix e com cerca de 1.000 usuários testando o serviço. No entanto essas pessoas ainda não podem fazer declarações sobre suas experiências de conexão.
Entretanto, com o uso do Wi-fi os usuários do Waymo poderiam trabalhar em seus notebooks ou transmitir vídeos assim que a empresa permitisse viagens mais longas.
A empresa foi questionada sobre quando os testes de Wi-Fi começaram, suas velocidades de internet ou seus provedores, mas não se pronunciou a respeito. Mas afirmou que sua rede não tem restrições de uso e que qualquer dado coletado é regido por sua política geral de privacidade.
Um grande diferencial do serviço é configuração idêntica de cada van, que pode acomodar três adultos e duas crianças. Um assento de carro infantil é instalado na fileira de trás; um assento de elevação está por perto, se necessário. Os cabos de carregamento estão prontos para o uso.