Entrou em vigor nesta terça-feira (16) o Não Me Perturbe - serviço que bloqueia ligações de telemarketing das empresas Claro, Oi, TIM, Vivo, Nextel, Sercomtel e Sky. Caso o usuário queira deixar de receber ligações dessas companhias, tudo que ele precisa fazer é um cadastro no sistema.
Segundo o site, as empresas têm um prazo de até 30 dias para parar de ligar para o número registrado. Há um detalhe importante: a pessoa só pode cadastrar o número telefônico do qual ela é titular!
O Oficina da Net preparou um tutorial para você saber como fazer seu registro. Ele foi feito pelo computador, mas é possível fazê-lo pelo celular também. Caso isso não seja suficiente para você, há a possibilidade de solicitar o bloqueio também por parte do PROCON.
Passo 1: entre no site www.naomeperturbe.com.br. Logo na página inicial haverá a opção "Cadastro". Clique nessa opção e siga para a próxima página.
Passo 2: a página seguinte dá acesso a três opções. São elas consultar a situação da conta criada por você, solicitar o bloqueio e solicitar o desbloqueio. Selecione a segunda opção.
Passo 3: a página seguinte pede login e senha. Caso essa seja sua primeira vez no site, é preciso clicar no canto inferior esquerdo da caixa, em "criar um login".
Passo 4: após criar seu login e senha, o site pede para que o usuário confirme seu e-mail. Depois, é só voltar para o site e digitar o login e senha cadastrados. Você vai se deparar então com este formulário, onde precisa informar seu nome completo, seu número de telefone - lembre-se que você precisa ser titular da conta - e selecionar as empresas que você deseja bloquear.
Passo 5: clique em "cadastrar telefone". Você então terá acesso a um comprovante com todas as informações dadas no registro e qual ou quais empresas solicitou bloquear.
Lembre-se que leva até 30 dias para que as companhias em questão parem de te telefonar!