Cerca de 87.974 unidades de fit bands e relógios inteligentes foram comprados por brasileiros no primeiro trimestre de 2019, indica estudo. Segundo o IDC Tracker Brazil Wereables, pesquisa realizada pela empresa de IDC Brasil, este número é 51,6% maior do que o mesmo período de 2018.
Segundo a empresa, o nicho de wereables vem crescendo cada vez mais no Brasil. Renato Meireles, analista de mercado em Mobile Phones & Devices da IDC, alega que o motivo deste crescimento é o investimento de grandes fabricantes no lançamento de produtos no mercado nacional - além do interesse maior por parte dos consumidores.
"O mercado está ficando mais estruturado, e os dispositivos com funções mais inteligentes estão ganhando participação em relação aos gadgets básicos, como fit bands", diz Meireles.
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Para efeitos de comparação, em 2018 foram 241,3 mil unidades vendidas ao longo de todo ano - o que por si só correspondeu a um aumento de 44,2% em comparação a 2017. Só de fit bands foram 110,4 mil unidades (7,2% maior que 2017), enquanto de smartwatches 130,9 mil (103,3% a mais do que 2017).
Apenas o primeiro trimestre de 2019 já apresenta números promissores. No que diz respeito aos fit bands, são 39.360 unidades, enquanto na categoria superior são 48.614.

O estudo ainda indica que o preço é um fator essencial na hora de escolher qual produto comprar. Porém, mesmo smartwatches sendo mais caros que as fitbands e ambos mais caros que produtos de marcas desconhecidas, parece que os consumidores estão optando por empresas que consideram mais "confiáveis" - mesmo que isso signifique pagar mais.
"Enquanto no primeiro trimestre do ano passado os dispositivos wearables de marcas desconhecidas correspondiam a 44% das vendas, neste ano essa participação caiu para 4%. Os consumidores estão dando preferência a produtos com mais qualidade, garantia e suporte", comenta Meireles.
Por fim, a IDC Brasil alega que a expectativa é de um crescimento de 91% nas vendas em wereables comparado com 2018. Se estiverem corretos, cerca de 461,7 mil unidades dos dispositivos serão comercializadas no país.
Fonte: IDC Brasil