Lançado há uma semana, o site "Não me Perturbe" fechou a noite de ontem (23/7) com 1,459 milhão de pedidos de bloqueio de ligações indesejadas de serviços de telecomunicações.

Para deixar de receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga, o consumidor deverá preencher o formulário de inscrição na plataforma no endereço www.naomeperturbe.com.br.

A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias, contados da data do cadastramento.

Siga o passo a passo e bloquei definitivamente ligações indesejadas
Siga o passo a passo e bloquei definitivamente ligações indesejadas

Em junho deste ano, a Anatel determinou que as empresas de telecomunicações criassem uma lista única de consumidores que não queriam mais receber chamadas de oferta de serviços de telefonia, tv por assinatura e internet. A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Telefônica/Vivo.

A lista do "não me perturbe" vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons em algumas Unidades da Federação.

O problema de ligações indesejadas tem escala global e vem sendo enfrentado por órgãos reguladores de outros países, como Estados Unidos e Índia.

No Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos que não os de telecomunicações.

Em função das competências legais da Anatel, a medida alcança apenas as empresas de telecomunicações, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas.

De janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas na Agência 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas, distribuídas da seguinte forma:

Prestadora

Total de reclamações

Claro/NET

28.546

Telefônica/Vivo

22.333

OI

18.073

TIM

9.220

Outros

4.340

Sky

2.741

Nextel

1.078

Algar

150

Sercomtel

12

Total

86.493

Chega de ser importunado!