Lançado há uma semana, o site "Não me Perturbe" fechou a noite de ontem (23/7) com 1,459 milhão de pedidos de bloqueio de ligações indesejadas de serviços de telecomunicações.
Para deixar de receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga, o consumidor deverá preencher o formulário de inscrição na plataforma no endereço www.naomeperturbe.com.br.
A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias, contados da data do cadastramento.
Em junho deste ano, a Anatel determinou que as empresas de telecomunicações criassem uma lista única de consumidores que não queriam mais receber chamadas de oferta de serviços de telefonia, tv por assinatura e internet. A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Telefônica/Vivo.
A lista do "não me perturbe" vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons em algumas Unidades da Federação.
O problema de ligações indesejadas tem escala global e vem sendo enfrentado por órgãos reguladores de outros países, como Estados Unidos e Índia.
No Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos que não os de telecomunicações.
Em função das competências legais da Anatel, a medida alcança apenas as empresas de telecomunicações, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas.
De janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas na Agência 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas, distribuídas da seguinte forma:
Prestadora |
Total de reclamações |
Claro/NET |
28.546 |
Telefônica/Vivo |
22.333 |
OI |
18.073 |
TIM |
9.220 |
Outros |
4.340 |
Sky |
2.741 |
Nextel |
1.078 |
Algar |
150 |
Sercomtel |
12 |
Total |
86.493 |
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