Em tempos de pandemia, é fundamental evitar ao máximo sair de casa. Isso porque o isolamento social é a única saída que temos de nos prevenir de um vírus ainda sem vacina ou cura. E se você está sendo contratado, uma boa alternativa é mandar seus documentos ao empregador de maneira digital. Mas, e a CTPS? Caso você não saiba, é possível ser contratado por uma empresa enviando a Carteira de Trabalho Digital, com a mesma validade do documento físico.
Há vários documentos digitais atualmente, como a Carteira de Habilitação e o Título de Eleitor. E assim como esses documentos, a Carteira de Trabalho Digital é autorizada pelo Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Economia (MTE). A aprovação da Carteira de Trabalho Digital se deu pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União.
O que é a Carteira de Trabalho Digital?
A Carteira de Trabalho Digital é um documento totalmente eletrônico, e equivale 100% à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social física. A Secretaria de Trabalho do MTE diz que a mudança visa assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos.
Agora, quando você for contratado, poderá informar o número do seu CPF ao empregador, e ele poderá fazer o registro de forma totalmente digital através do eSocial. Através dessa plataforma, as empresas e micro-empreendedores não terão mais a necessidade de fazer anotações na carteira de trabalho física, nem mesmo preencher a carteira digital. Basta lançar as informações no sistema do eSocial, que elas serão automaticamente migradas para a carteira digital do trabalhador.
Mas atenção, não vá jogar sua Carteira de Trabalho física no lixo. Segundo o Ministério da Economia, o documento em papel deve ser guardado porque poderá ser necessário no momento de comprovar tempo de serviço.
Gostou da novidade? Então se você quer ter uma versão digital da sua CTPS, neste tutorial vamos explicar passo à passo como fazer a sua.
Como fazer sua Carteira de Trabalho Digital?
Atenção: Caso você já tenha cadastro no site do MTE, pule para o passo 8.
Criação de cadastro no site do MTE
Passo 1: Acesse o site Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Economia e clique em "Quero me Cadastrar";
Passo 2: Na página "Primeiro Acesso", informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione "Não sou brasileiro".
Essas informações serão validadas nas bases de dados do governo federal. Ao final, clique na caixa "Eu não sou um robô" e marque a opção "Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade". Após, clique em "Continuar";
Passo 3: Agora você terá que validar dados para garantir sua segurança (ou seja, para que outra pessoa não se passe por você. Responda corretamente as perguntas da tela e após, clique em "Continuar";
Passo 4: Agora, escolha se você prefere validar sua conta e receber sua senha provisória através do e-mail ou por SMS no seu telefone. Após escolher uma das opções e marcá-la, clique em "Continuar";
Passo 5: Informe o código de validação recebido por e-mail ou SMS, conforme a sua escolha no passo anterior, insira no campo apropriado (aonde diz "Código de validação recebido"). Depois disso, clique em "Validar Cadastro";
Caso não tenha recebido o código de validação da Carteira de Trabalho Digital, escolha a opção "Não recebi o e-mail" ou "Não recebi o SMS".
Passo 6: Agora, crie uma senha, de preferência uma senha complexa, que seja difícil para outras pessoas mau intencionadas descobrirem. Após, clique em "Crie uma senha" para prosseguir;
Dica para fortalecer sua senha: inclua caracteres maiúsculos e minúsculos, números e alguns símbolos: ! " # $ % & ‘ ( ) * + , - . / : ; <=> ? @
Passo 7: Após a criação da senha, você receberá uma mensagem na tela informando o seguinte:
"Seu cadastro foi confirmado. Para acessar será necessário utilizar sua nova senha."
Clique em "Ir para área do cidadão"
Acesso á sua conta
Passo 8: Agora que você já tem a sua conta, deverá usar ela para acessar o portal do Ministério do Trabalho e Economia. Para isso, insira o seu CPF e depois clique em "Próxima".
Caso você tenha certificado digital, poderá acessar sua conta com ele.
Passo 9: Agora, insira a sua senha e depois clique em "Continuar";
Passo 10: Você será direcionado à Área do Cidadão, aonde poderá ver os serviços digitais que já tem. Mas não é aí aonde você encontrará a sua Carteira de Trabalho Digital. Para isso, volte ao portal Emprega Brasil, e na página de serviços do MTE, clique em "Entrar", localizado no topo esquerdo da página;
Passo 11: Uma janela estilo Pop-Up será aberta no navegador, aonde você deve autorizar o uso de seus dados pessoais pelo portal Emprega Brasil. Leia os Termos e Condições de Uso, e se estiver tudo certo para você, clique em "Autorizar";
Passo 12: A janela Pop-Up será fechada. Volte à página do site Emprega Brasil, e lá você terá acesso a sua Carteira de Trabalho Digital.
Nesta página, você poderá ver os seus dados pessoais, as anotações da sua Carteira de Trabalho, as empresas aonde trabalhou, as funções ocupadas e o período de tempo.
Atenção: Você pode inserir uma foto sua na Carteira de Trabalho Digital. Para isso, no topo da página, clique onde diz "Editar Foto".
Passo 13: Ao final da página, haverá o link "Imprimir Carteira". Clique nele para obter sua Carteira de Trabalho Digital, e poder enviar para seu empregador ou para quem quiser.
Passo 14: Escolha quais dados pessoais e quais contratos de trabalho deseja exibir na sua Carteira de Trabalho Digital. Para exibir todos, basta marcar a opção "Todos os dados da Carteira" e/ou "Todos os contratos". Após isso, clique em "Imprimir", para imprimir ou salvar sua Carteira de Trabalho Digital como PDF;
Passo 15: Se você quiser manter o documento de forma digital para enviar por e-mail, por exemplo, vá na área e escolher "Salvar como PDF".
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