Juntamente com a URLLC (Ultra Reliable and Low Latency Communications) e a MMIoT (Massive Things Internet) compõem as três principais classificações em serviços 5G para a nova geração de tecnologias móveis.
O eMBB agrupa os aplicativos e modelos de negócios cujos requisitos são principalmente taxas de transferência de dados muito altas e melhor cobertura de serviços, e vão permitir melhorar a aceleração da internet.
Banda larga móvel melhorada: O que ter em conta
A Banda Larga Móvel Melhorada caracteriza-se por fornecer acesso de banda larga através de uma ampla área de cobertura, podendo servir locais com aglomeração de pessoas, áreas comerciais ou de escritórios e também em sistemas de transporte público de alta velocidade.
Em suma, busca proporcionar a máxima experiência do usuário em ambientes internos e externos, mesmo em condições que apresentem desafios à infraestrutura das redes sem fio tradicionais.
Isso inclui, por exemplo, pequenas áreas com alta concorrência de usuários, como estádios de futebol, shows de música e outros eventos com grande número de usuários e dispositivos conectados a redes simultaneamente. Ou mesmo sistemas de transporte que requerem ligações de comunicação muito robustas, como os trens de alta velocidade.
Algumas das características inovadoras que a banda larga móvel melhorada trará serão a capacidade de interação entre múltiplos utilizadores, a utilização da realidade aumentada e a capacidade de fornecer reconhecimento de contexto, todas as funções que exigem alta velocidade de ligação e disponibilidade de cobertura.
Por exemplo, o Reconhecimento de Contexto transmite grandes quantidades de dados envolvendo informações sensoriais, processamento de sinais e algoritmos de Machine Learning para ajudar a identificar o ambiente do usuário.
Desta forma, os dispositivos poderão conhecer as circunstâncias em que os utilizadores se encontram - por exemplo, conduzir um automóvel, trabalhar no escritório, jantar ou esperar pelo transporte de regresso a casa - e proporcionar-lhes assistência e opções de acordo com as suas necessidades em tempo e local.
5G e as casas eletrônicas do futuro
A tecnologia transformou completamente nossas vidas, principalmente na última década.
Além das apostas em celulares dobráveis, o que mais se destaca é o firme compromisso com o "Smart Home", o selo que engloba o conceito de "casas inteligentes" no qual todos os objetos eletrônicos do cotidiano devem estar conectados. Uma tendência que desperta grande interesse na indústria.
A LG mostrou a sua própria casa inteligente. Um espaço no qual o usuário é capaz de se comunicar com seus aparelhos e dar ordens diretas graças ao seu ecossistema baseado em inteligência artificial (AI) ThinQ.
As empresas estão investindo, cada vez mais, em sistemas inteligentes com os quais podemos navegar para o futuro. Tudo é feito remotamente e por comandos de voz, ou a geladeira faz a compra pela Internet quando percebe que um produto está faltando.
Digam se é ou não um sonho tornado realidade?