Sair para algum compromisso e ficar sem bateria não é uma opção válida nos dias de hoje. Para isso existem os powerbanks, ou carregadores portáteis em uma linguagem mais comum.
Esses pequenos dispositivos servem para repor a bateria do seu aparelho em qualquer lugar que você esteja, sem a necessidade de ficar preso a uma tomada.
Mas a principal questão acerca dos powerbanks é que, quanto mais tempo passa, mais opções surgem no mercado! Pensando nisso, a empresa de produtos eletrônicos Anker deu algumas dicas de como escolher o dispositivo ideal para você. As informações foram dadas por Thiago Miashiro, gerente de produto da empresa.
Como escolher o carregador portátil ideal?
São quatro quesitos que precisam ser analisados pelo cliente: certificado da Anatel, necessidade de recarga, flexibilidade do produto e marca. A partir dessas informações, o usuário deve encontrar o powerbank ideal.
Powerbanks podem ser certificados pela Anatel?
Não só podem como devem. De acordo com Thiago Miashiro, é de extrema importância encontrar um dispositivo que tenha essa certificação.
O selo da Agência Nacional de Telecomunicações garante que o produto é aprovado pela entidade e seguro para ser usado - de acordo com os critérios estabelecidos pela agência. Ou seja, ele garante que o powerbank é seguro e pode ser usado sem receio.
Necessidade de recarga
Aqui entram duas questões: a necessidade de recarga do seu aparelho e a do powerbank. Se você sabe que seu smartphone precisa ser recarregado duas vezes por dia, é bom buscar um dispositivo que tenha carga o suficiente para isso.
Da mesma forma que, se o importante para você é andar com o powerbank por dias sem se preocupar em quantas vezes pode usa-lo, também é interessante buscar uma carga alta.
Para isso Miashiro dá uma dica: "Caso esteja na dúvida, como as baterias de muitos celulares populares estão perto dos 4000 mAh, um powerbank de 10.000 mAh é uma escolha segura na relação de número de cargas e tamanho".
Flexibilidade do produto
Normalmente ao falar de powerbanks se pensa diretamente em smartphones. Mas pode ser que seu foco não seja apenas esse. Se no seu caso te interessa carregar também uma câmera, video-game portátil ou um tablet, é preciso ter em mente que existem dispositivos mais voltados para isso.
Ou seja, ao invés de buscar um powerbank de 10.000 mAh, é melhor buscar um com maior capacidade - entre 13.000 mAh e 20.000 mAh por exemplo - e verificar se o equipamento consegue carregar outros aparelhos.
Além disso, tenha em mente que existem powerbanks com mais de uma entrada USB - e que permitem a recarga de mais aparelhos ao mesmo tempo.
Marca
O último ponto levantado por Miashiro é a origem do powerbank. Segundo o gerente de produtos da Anker, é de extrema importância comprar um dispositivo de marcas conhecidas.
Isso porque, além da segurança, marcas maiores também incluem garantias de funcionalidade e suporte técnico em caso de problemas.
Cuidados após a compra
É importante ressaltar que os powerbanks - assim como baterias de dispositivos eletrônicos - precisam de alguns cuidados específicos para durarem mais.
"É fundamental não submeter o powerbank a ambientes extremos. Como toda bateria, ele não deve ser exposto à altas temperaturas ou à luz do sol por longos períodos e à umidade. Muito mais do que manter a capacidade, esses cuidados evitam riscos de explosão e incêndio", explica Miashiro.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.