Até o momento, nenhum caso de pessoa infectada com coronavírus foi confirmado no Brasil, mas os impactos do surto na China já estão refletindo na indústria brasileira. Devido a escassez de componentes vindos daquele país, a Samsung e a Motorola encerraram temporariamente a fabricação de smartphones no Brasil.
No caso da gigante sul-coreana, 2,5 mil funcionários estão em casa desde a última quarta-feira (12). Agora quando falamos da Flextronics, empresa responsável pela fabricação nacional da Motorola, a companhia resolveu dar férias coletivas de 10 dias aos seus funcionários, começando a partir desta segunda-feira (17).
De acordo com ambas as empresas, a falta de componentes chineses é o responsável pela suspensão da produção. Sidalino Orsi Junior, presidente do sindicato dos metalúrgicos de Campinas e Região, disse em um comunicado: "A Samsung nos procurou para discutirmos algumas medidas porque eles estão tendo problemas com a falta de componentes, e praticamente todos eles vêm da China. A decisão foi deixar o pessoal em casa por três dias, havendo uma compensação depois".
Apesar da suspensão ter um prazo determinado, representantes dos trabalhadores afetados ainda continuam bastante preocupados, dado que o surto do coronavírus ainda não apresenta sinais de controle. Portanto, existe a possibilidade de que outras paralisações ocorram. "Embora o vírus não tenha chegado aqui, as consequências já vieram. O risco iminente é que se esse negócio se complicar as empresas queiram partir para cortes", concluiu o presidente do sindicato.
Avaliando bem, essa paralização pode se converter em aumento dos preços de produtos eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks, por exemplo. Então, para que isso não aconteça, esperamos que a doença seja contida o mais rápido possível e o envio de componentes volte ao normal.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.