Nesta semana, o clássico programa de edição de imagens, Photoshop, está completando 30 anos! Mesmo após três décadas, o software continua sendo relevante como plataforma de tratamento de figuras, com grande utilização no meio profissional. Segundo Scott Belsky, diretor de produtos da Adobe, o programa conta mensalmente com aproximadamente 20 milhões de usuários ativo (considerando somente o Photoshop Express).
Adobe planeja expandir o Photoshop para outras plataformas mobile
Após a estreia de uma versão do programa em forma de app para iPad no ano passado, a companhia pretende expandir sua presença para outras plataformas mobile desenvolvendo aprimoramentos em Inteligência Artificial (IA). A empresa também lançou, a pouco tempo, o aplicativo chamado Fresco, um programa voltado para pintura no iOS, capaz de dizer se uma foto foi manipulada ou não.
In celebration of our 30th birthday, today we're releasing new features in both versions of Photoshop: on the desktop and on iPad. ????????
— Adobe Photoshop (@Photoshop) February 19, 2020
Click here to read about improvements to Content-Aware Fill, Lens Blur, Object Selection, Type Setting and more: https://t.co/uGjsp8qMcB
Em comemoração aos trinta anos do Photoshop, a empresa está disponibilizando novas ferramentas, que se utilizam de IA, nas versões para desktop e iPad. Para isso, o software utiliza-se da ferramenta Sensei, lançada em 2016.
Novidades no Photoshop Express em comemoração aos 30 anos
Dentre as novidades, uma que chegará em breve será a possibilidade de preenchimento com reconhecimento de conteúdo para vários objetos de uma só vez. Através desta nova ferramenta, será possível remover objetos e preencher o espaço com o fundo utilizado (baseado na sua seleção). Exemplo: Na imagem abaixo temos uma folha verde que foi removida e ao mesmo tempo o espaço vazio foi substituído de forma automática o fundo do sorvete de cor rosa.
Outra novidade é o aprimoramento da função de desfoque de lente que aceita fotos com o mapa de profundidade. Esta nova funcionalidade depende somente do processamento da GPU (a CPU não é utilizada), oferecendo desta forma, segundo a empresa, uma sensação mais realista.
Haverá também a opção, para os usuários do app no iPad, do modo escuro, para que se tenha menos consumo da bateria e seja mais confortável de trabalhar.
Não se sabe ainda quando as novas funcionalidades serão disponibilizadas.
Confira abaixo uma demonstração da primeira versão do Photoshop:
O que você achou da comemoração dos trinta anos do Adobe Photoshop? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
Fonte: The Verge, TheNextWeb