Verdade seja dita, a Mediatek lançou o Helio G85, posicionando o mesmo entre sua sére Helio G80 e a Série Helio G90, contudo posso afirmar que ele está bem mais próximo da série 90, apesar de sua nomenclatura.
A CPU traz dois núcleos Cortex-A75 a 2GHz e seis núcleos Cortex-A55 em 1,8GHz. Em termos de recursos gráficos, o núcleo combina uma GPU ARM Mali-G52 de 1 GHz e um novo mecanismo HyperEngine.
A proposta é a mesma de toda a série "G" de processadores da Mediatek, pra ficar fácil de entender, o "G" é de Gamer. Então o objetivo é trazer clocks mais altos de processamento, entregando mais performance para o usuário que comprar um smartphone com este processador. O mesmo ocorre para a série de processadores Helio G80 e Helio G90.
Sabe-se que o Redmi Note 8 Pro, trouxe para o mercado o Helio G90T e todos torceram o nariz, até testar o smartphone e ver a processador entrega exatamente o que promete. Quando exigido, em jogos, os usuários não se decepcionaram.
Mas cabe o parêntese, esse processador assim como os outros são para smartphones intermediários. Então não cabe a comparação aqui com topos de linha.
A MediaTek afirma que o Helio G85 pode prever de forma inteligente a simultaneidade de Wi-Fi e LTE, e o chip pode alternar entre redes em 13 milissegundos para manter sua conexão sempre ativa e sem atrasos.
O chipset é construído usando um processo de 12nm e possui um "Mecanismo de Gerenciamento de Recursos" que gerencia inteligentemente a CPU, GPU e memória para prolongar a vida útil da bateria e garantir desempenho suave.
Em relação ao suporte do sistema de imagem, o Helio G85 suporta sensores de câmera de até 48 megapixels e gravação de vídeo em até 240fps.
Recentemente a Xiaomi lançou o Redmi Note 9 e o Redmi Note 9 Pro globalmente. E o Redmi Note 9 é o primeiro smartphone a trazer o novo processador MediaTek Helio G85.
Além disso, o Redmi Note 9 traz tela de 6,53 polegadas e uma bateria embutida de 5.020mAh compatível com carregamento rápido de 18W. A como dito acima, obviamente por conta do processador utilizado, a câmera principal do Redmi Note 9 possui 48 megapixels.
Já o Redmi Note 9 Pro, chegou trazendo processador mais avançado, o Snapdragon 720G, uma tela de 6,67 polegadas e uma conjunto quádruplo de câmeras com a principal de 64 megapixels. Sua bateria também possui 5.020mAh só que suporta carregamento rápido de 30W.