O mais novo trem-bala do Japão, inaugurado no início deste mês (1º de julho), não só anda a uma velocidade maior que a média e se locomove de maneira mais suave, mas também tem a capacidade de transportar pessoas de forma segura mesmo em meio a um terremoto.
O trem-bala N700S (a letra "S" significa "supreme") é capaz de chegar a uma velocidade de 360Km/h, um recorde que foi batido durante o ano de 2019 através de testes realizados. Este feito fez com que o trem se torna-se um dos mais rápidos do mundo. Entretanto, sua velocidade será de 285 quilômetros por hora em média durante as viagens.
Veja abaixo um vídeo de testes do N700S:
O novo meio de transporte ferroviário irá ser utilizado na linha Tokaido Shinkansen. Após treze anos, é o primeiro trem-bala a ser implementado na linha central da rede ferroviária Shinkansen. Seu lançamento estava programado para ser feito assim que as Olimpíadas de Tóquio fossem realizadas neste ano (2020), mais especificamente no dia 24 de julho.
Curiosidade 1: Tokaido é megalópole japonesa localizada no sudeste do Japão. Ela é composta pelas metrópoles Tóquio, Kawasaki, Nagoya, Quioto, Kobe, Nagasaki e Osaka.
Curiosidade 2: Shinkansen é o nome da rede ferroviária de alta velocidade do Japão. Ela cobre toda a região da megalópole Tokaido e é administrada pela empresa Japan Railways Group, mais conhecida como JR.
Veja abaixo o tweet feito pela JR Central (Central Japan Railways Group), empresa responsável pela linha ferroviária:
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— JR東海News【公式】 (@JRCentral_OFL) June 30, 2020
N700S・本日デビュー????❗️
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デビューに合わせ、イギリスのロックバンド「Queen」(クイーン)の代表曲「Don't Stop Me Now」にのせたTVCMを本日より展開しています????
ぜひご覧ください???? pic.twitter.com/GkKllP0XAN
Coincidentemente, em 1964 também ocorreu os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio e neste ano foi inaugurada a linha Tokaido Shinkansen, a primeira linha ferroviária de alta velocidade do mundo!
Tecnologia de última geração utilizada no trem-bala japonês
Ao analisarmos o design de forma geral, o trem N700S não difere muito dos modelos antecessores a ele (N700 ou N700A). Porém, ao repararmos os detalhes, é possível identificar uma frente mais angulada, superfícies mais arredondadas na região da cabine do piloto e faróis mais bonitos.
Indo para o interior do novo trem-bala, encontramos assentos mais confortáveis, que permitem que os passageiros reclinem mais as poltronas, oferecendo um conforto maior durante as viagens de longa distância. É interessante notar que cada assento possui uma tomada individual para carregar seu gadget.
Em termos de iluminação, também houve a preocupação por parte dos projetistas para se criar uma atmosfera mais suave e relaxante para os viajantes. As luzes dos compartimentos de bagagens se acenderam automaticamente para lembrar os passageiros de recolherem seus pertences antes de desembarcar na estação desejada.
No novo trem-bala também houve um aumento na área dedicada ao armazenamento de bagagens extragrandes, para aquelas malas que não cabem no bagageiro convencional acima das poltronas.
De acordo com a companhia responsável pela rede ferroviária, JR, os passageiros irão desfrutar de uma viagem muito mais silenciosa e suave, sem solavancos fortes. Isso foi possível devido ao novo sistema de suspensão ativa que auxilia na absorção de impactos gerados pela locomoção do trem-bala.
Para aumentar mais a segurança do trem, há um novo sistema automático de controle e freios que irá frear antecipadamente em caso de alguma eventual emergência.
Em caso de falta de energia, o trem-bala será capaz de se locomover por uma curta distância de forma independente para que seja possível parar em um local mais seguro com uma velocidade mais baixa. Isso é útil para casos em que o trem estiver em uma área de alto risco como, por exemplo, uma ponte ou túnel que sofrerem algum dano devido a um terremoto, tufão, tsunami ou algum outro desastre natural ou causado pelo homem.
Os novos componentes utilizados em cada um dos vagões ocupam menos espaço e são mais leves. Localizados sob o piso do trem, permitiram que tudo seja configurado de forma mais flexível, tornando-se atraente para as companhias ferroviárias internacionais. O Vice-presidente do departamento comercial de trens-bala da JR diz:
"Ao tornar os mecanismos sob o piso do N700S mais leves e compactos, criamos um novo padrão. Esse novo padrão também ajudará quando se trata de expandir nossos negócios no exterior."
Confira abaixo o comercial do trem-bala japonês N700S:
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