Recentemente o serviço de streaming de música Deezer lançou um novo aplicativo. O novo app foi projetado pensando nos criadores de podcasts e agora junta-se a outras plataformas de podcasts que oferecem analises como o Google Podcasts e o Stitcher. Com esta iniciativa, o Deezer se tornou a única plataforma de streaming a exibir informações de podcasts em um app mobile, segundo Frédéric Antelme, chefe de conteúdo da empresa.
O aplicativo Analytics by Deezer organiza as informações dos podcasts do usuário em duas abas: análises e público. O app exibe diversos dados estatísticos como número de streams do podcasts, quantos ouvintes únicos o canal tem, quantidade de fãs e quantas vezes o podcast foi compartilhado. Mas o software de análise de podcasts não para por aí, exibindo também o tempo total de transmissões e o tempo máximo de escuta.
Na guia de público do novo app da Deezer, citada acima, o usuário pode ver dados como idade e sexo de seus fãs, além do local em que seu podcast está sendo acessado (computador, dispositivo mobile). Desta forma, fica mais facil direcionar os conteúdos de acordo com o público que está ouvido ao podcast.
O Deezer pode ser uma grande plataforma de streaming de música, chegando a ter 16 milhões de usuários ativos mensalmente, mas até o momento o serviço não era conhecido como um app para criadores de podcasts. Com a entrada da empresa para o mundo dos podcasts, a sua equipe terá de se esforçar muito para alcançar o nível dos podcasts da Apple e do Spotify. Com a aplicação de análises dos podcasts, talvez o Deezer alcance os criadores de conteúdo e expectadores de podcasts para assim se consolidar na área.
Caso queira baixar o app Analytics by Deezer, é possível realizar o download na Play Store e na App Store.