Com o fechamento de lojas físicas e até o interrompimento de algumas vendas online devido a pandemia do COVID-19 que ainda se extende mundo afora, a Black Friday 2020 mostra potencial para ser uma das maiores dos últimos anos - senão a maior quando o assunto é buscas de boas promoções para compras online.
O interesse em promoções cresceu exponencialmente neste ano segundo dados da empresa, que registrou aumento de 38% na busca de promoções e ofertas de produtos online com desconto, isso no período de Abril a Julho deste ano e se comparado ao ano de 2019.
Tendências da Black Friday 2020
Apesar do aumento de buscas em descontos e ofertas, outros termos relacionados também tiveram crescimento exponencial neste ano, alguns por se mostrarem ainda novidades no mercado enquanto que outros já estabelecidos continuam a ganhar força.
Cashback vs Cupons
Ambos os tipos de ofertas tiveram grande crescimento de procura se comparados ao ano passado, com o estilo de desconto em cupom que já é bem estabelecido chegando a 30% de aumento nas buscas enquanto que o Cashback - dinheiro de volta, em tradução livre - começa a ganhar força e espaço nas buscas com 74% de aumento de procura, em parte devido a grandes insituições financeiras (como bancos e Fintechs) começarem a operar utilizando tal tipo de atrativo ao consumidor.
Frete grátis
Outro termo de busca que também teve aumento em procura foram as ofertas com frete grátis, até o termo frete expresso recebeu seu aumento de procuras devido a aqueles que gostam de deixar pra comprar os presentes na última hora - eu incluso.
Claro que ainda há limitações que as lojas impõem ao consumidor para oferecerem este tipo de promoção, como ser necessário gastar X valor mínimo para ganhar a "oferta", ou precisar levar dois itens no mínimo, e assim por diante.
Categorias de buscas
Mesmo com algumas categorias como a de eletrodomésticos abaixo dos níveis de procura da Black Friday 2019, elas ficam muito acima do que era registrado durante o resto do ano, isso inclui TV e Video e Telefonia também. Mas onde houveram grandes aumentos de procura foram nos setores de Alimentos, Bebidas, Móveis e Decoração. Estas categorias registram aumentos de buscas entre 22% e 51% nos quatro tópicos citados acima, que em conjunto ao aumento de procura de eletrodomésticos trouxe um valor maior de buscas em 19 das 29 macrocategorias se comparado a Black Friday do ano passado.
E você, está pensando em comprar algo novo pra sua casa / bolso na Black Friday deste ano? Deixem comentários do que estão interessados em ver, quem sabe ajudamos no dia com algumas boas promoções! :)
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.