A Harley-Davidson criou uma nova empresa de bicicletas elétricas chamada Serial 1 Cycle Company. A nova marca foi desmembrada de sua matriz para se concentrar exclusivamente em bicicletas elétricas com pedal.
O nome Serial 1 é uma homenagem à primeira motocicleta da Harley construída em 1903, chamada de "Serial Number One". Naquela época, as motocicletas eram muito parecidas com as e-bikes de hoje, com pedais e um pequeno motor.
As bicicletas elétricas, que não devem ser confundidas com motocicletas elétricas, exigem que o ciclista pedale e o motor fornece um pequeno impulso que facilita percorrer longas distâncias ou subir terrenos íngremes. Eles normalmente atingem a velocidade máxima de 45km/h, o que significa que as e-bikes não podem compartilhar as mesmas estradas com as motocicletas - mas também não exigem licença para operar na maioria das localidades.
A Serial 1 ainda pode mudar
Como parte do anúncio de hoje, a Serial 1 mostrou um protótipo de e-bike que dá uma ideia de como pode ser seu primeiro veículo pronto para produção. Ele apresenta um design semelhante ao da primeira motocicleta Harley:
A empresa observou que não é assim que sua primeira e-bike necessariamente se parecerá quando for revelada em março de 2021. Este protótipo foi criado como "um exercício de estilização", disse a Electrek.
Não sabemos nada de concreto sobre a primeira bicicleta da Série 1, como o tamanho do motor que ela terá ou qual será a capacidade da bateria. A moto na foto parece bastante elegante, porém, com um motor de acionamento central, faróis e lanternas traseiras integrados ao quadro, um selim de couro e belos punhos de couro. Embora pudéssemos usar uma cor diferente para os pneus.
A Harley-Davidson começou a vender sua primeira motocicleta elétrica, a LiveWire, em 2019. Não foi bem recebida, com críticos dizendo que custava mais de US$29.000, a moto é muito cara devido ao desempenho e alcance.
Se a primeira bicicleta elétrica da Serial 1 vier com uma Harley premium, ela terá dificuldades, não está claro o quanto o mercado de e-bikes ecologicamente corretas se sobrepõe ao público interessado em Harleys.
Mas se seu preço estiver na faixa de US$2.000 a US$5.000, poderá competir no crescente espaço de e-bikes, não há como negar que o protótipo é uma bicicleta muito bonita e com muito estilo.
E-bikes, e bicicletas em geral, tornaram-se cada vez mais populares durante a pandemia, à medida que as pessoas procuram uma forma socialmente distante de se locomover na cidade. Os preços também vêm caindo e a infraestrutura está se desenvolvendo para suportar a nova forma de mobilidade.
Uma empresa chamada Swiftmile está criando uma rede de carregadores de e-bike gratuitos nos Estados Unidos em parceria com municípios locais. As cidades têm um incentivo para criar uma infraestrutura de e-bike porque não emitem emissões prejudiciais e podem reduzir o congestionamento criado pelos carros.