Através de um estudo feito na Universidade de Purdue (Purdue University), pesquisadores estão desenvolvendo novas tecnologias para fazer com que se crie estruturas de concreto inteligentes, tornando o material mais seguro e com manutenções menos custosas. Luna Lu (autor principal) e Vishal Saravade (coautor) estão desenvolvendo novos sistemas capazes de monitorar as condições das estradas e pontes de forma precisa e em tempo real, permitindo até mesmo que asfalto se autorrepare.
No Laboratório de Materiais Sustentáveis e Tecnologia Renovável (Sustainable Materials and Renewable Technology ou SMART), está sendo testado pelos pesquisadores citados acima novos sensores capazes de monitorar a infraestrutura das rodovias e pontes. Através da instalação de sensores no asfalto, são coletados dados sobre o estado de saúde do material que são enviados em tempo real a computadores que analisam os sinais elétricos e geram um relatório sobre a situação da rodovia ou ponto naquele momento.
Os sensores inteligentes instalados no asfalto permitirão que os engenheiros que trabalham na construção de estradas e pontes tomem decisões baseadas em dados gerados através de diversas medições feitas tanto durante a implantação das infraestruturas quanto durante o uso. Desta forma, será possível criar asfaltos de maior qualidade, com melhor resistência e durabilidade. Além disso, com a análise em tempo real do estado das rodovias e pontes, será possível detectar quando há o surgimento de rachaduras na estrutura e ativar polímeros superabsorventes para retirar a água do local e injetar um material semelhante ao concreto para preencher a rachadura.
O que isso significa?
Com a utilização dos sensores inteligentes, o processamento de dados e a transmissão de informações em tempo real para os responsáveis pela infraestrutura das estradas e pontes, haverá uma grande economia de material, gasto com funcionários e até de tempo, pois esta tecnologia evitará que haja diversas interdições para a manutenção do local.
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